08 de Julho, 2021 11h07mColuna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

ANO DA FAMÍLIA AMORIS LAETITIA

Por uma inciativa do Papa Francisco, estamos vivendo o ano da família Amoris Laetitia que iniciou em 19/03/2021, dia de São José,

Pe. Maximiano Pelarim Neto – Assessor diocesano, Assessor do RPII e Assessor do Sul I – Pastoral Familiar
Pe. Maximiano Pelarim Neto – Assessor diocesano, Assessor do RPII e Assessor do Sul I – Pastoral Familiar

Por uma inciativa do Papa Francisco, estamos vivendo o ano da família Amoris Laetitia que iniciou em 19/03/2021, dia de São José, patrono da família, com término em 26/06/2022, por ocasião do encontro mundial do Papa com as famílias, em Roma.

O objetivo do Papa Francisco é fazer com que este ano, cuja missão é chegar a todas as famílias do mundo através de propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, rememore os 40 anos da Exortação Apostólica “Familiaris Consórtio”, do Papa João Paulo II, promulgada em 22/11/1981; e os 5 anos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia – Sobre o amor na Família”, do Papa Francisco, promulgada em 19/03/2016.

Cinco são os objetivos estabelecidos pelo Papa, para nos ajudar a celebrar e a vivenciar este ano:

  1. Difundir o conteúdo da Amoris Laetitia. Estudar, aprofundar e colocar em prática o que esta Exortação nos pede. “É preciso fazer-lhes experimentar que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira” (AL 200).
  2. Tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar. Famílias evangelizando famílias, tornando-se famílias missionárias. “A família constitui-se como protagonista da ação pastoral através do anúncio explícito do Evangelho e da herança de múltiplas formas de testemunho” (AL 290).
  3. Anunciar que o Sacramento do Matrimônio é dom de Deus. É necessário resgatar o valor deste Sacramento na vida da Igreja e da família, num tempo em que ele está tão desvalorizado.
  4. Conscientizar os jovens. Ajudá-los a descobrir a importância do amor verdadeiro e da família, chamada a ser verdadeira Igreja doméstica.
  5. Alargar o olhar e a ação da pastoral familiarcujo enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar as famílias nas suas fragilidades e angústias, acompanhando, discernindo e integrando. Isso em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços, que também trabalham com famílias e na defesa da vida. “A pastoral familiar deve fazer experimentar que o Evangelho da família é resposta às expectativas mais profundas da pessoa humana: sua dignidade e plena realização na reciprocidade, na comunhão e na fecundidade” (AL 201).

A Semana Nacional da Família que acontecerá de 08/08/2021 a 14/08/2021, traz como tema: “Alegria do amor na Família.”

Publicidade

 “Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus” (Dom Ricardo Hoepers – presidente da comissão para Vida e Família da CNBB).

 De forma celebrativa aprofundamos a Amoris Laetitia, refletindo sobre a importância das famílias na Igreja e na sociedade, ajudando-as a fazer a experiência do “Evangelho da Família”, para serem enriquecidas na graça, no amor e na missão, pois O Evangelho é alegria que preenche os corações e ajuda a resgatar os verdadeiros valores da vida familiar.

Assim, a “Semana da Família “vai nos ajudar a celebrar o “Ano da Família” com mais intensidade e profundidade.

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”