15 de Julho, 2021 16h07mColuna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

A RESPOSTA PRA ESSE MUNDO É O AMOR

Parece óbvio, no entanto quando olhamos ao redor, nos deparamos com fatos, pensamentos e palavras, atos e omissões que, ao meu ver, apre

Pe. José Antonio Soares - Assessor diocesano da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO Diocese de Jales/SP
Pe. José Antonio Soares - Assessor diocesano da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO Diocese de Jales/SP

Parece óbvio, no entanto quando olhamos ao redor, nos deparamos com fatos, pensamentos e palavras, atos e omissões que, ao meu ver, apresentam dificuldades justamente no que é obvio. Onde está o amor que é remédio pra curar a dor?

O Papa Francisco na intenção de oração de julho pede para que “sejamos arquitetos do diálogo e da amizade”. O tema da mensagem é "A amizade social", que destaca o diálogo como “forma de ver a realidade de uma maneira nova, de viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum”. O Papa pede o fim da polarização que divide a sociedade e reza para que “não haja espaços de inimizade e de guerra”.

Quem estimula e provoca guerra e morte é quem não ama a vida e não tem paz interior. Todas as vidas importam! Podemos construir um mundo melhor através da ação de pessoas que dialogam com amor.

Diálogo sugere troca de ideias, escuta e compreensão. Com frequência nos deparamos com este posicionamento: “O nosso ponto de vista é o correto, nossa forma de agir, cuidar, pensar e se comportar sempre é o mais adequado”. Mas será mesmo? Muitas vezes entramos em confrontos desnecessários, nos desgastamos muito com discussõese não chegamos a lugar nenhum.

Publicidade

A unida­de na diversidade deveria ser uma carac­terística fundamental da humanidade. Somos todos membros do mesmo corpo. Certo? “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se é honrado, todos os membros se alegram com ele.” <<1 Coríntios 12,12.26>>.

Quem é cristão entende essa metáfora, e mesmo os que não são conseguem acolher e compreendem bem essa mensagem. Então, por que perdemos tanto tempo querendo provar para o outro que nós é que estamos certos?Qual o ganho real que colhemos ao querer fazer isso?

RESPEITAR, DESCOMPLICAR, MODERAR, DIALOGAR (...) São também formas de conjugar o verbo AMAR. O ser humano perde quando foge, se esconde ou ignora isto.

A resposta pra esse mundo é o amor.Dentro e fora da Igreja, em todos os setores da vida e instâncias da sociedade: Mais amor, por favor!

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”