
Parece óbvio, no entanto quando olhamos ao redor, nos deparamos com fatos, pensamentos e palavras, atos e omissões que, ao meu ver, apresentam dificuldades justamente no que é obvio. Onde está o amor que é remédio pra curar a dor?
O Papa Francisco na intenção de oração de julho pede para que “sejamos arquitetos do diálogo e da amizade”. O tema da mensagem é "A amizade social", que destaca o diálogo como “forma de ver a realidade de uma maneira nova, de viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum”. O Papa pede o fim da polarização que divide a sociedade e reza para que “não haja espaços de inimizade e de guerra”.
Quem estimula e provoca guerra e morte é quem não ama a vida e não tem paz interior. Todas as vidas importam! Podemos construir um mundo melhor através da ação de pessoas que dialogam com amor.
Diálogo sugere troca de ideias, escuta e compreensão. Com frequência nos deparamos com este posicionamento: “O nosso ponto de vista é o correto, nossa forma de agir, cuidar, pensar e se comportar sempre é o mais adequado”. Mas será mesmo? Muitas vezes entramos em confrontos desnecessários, nos desgastamos muito com discussõese não chegamos a lugar nenhum.
A unidade na diversidade deveria ser uma característica fundamental da humanidade. Somos todos membros do mesmo corpo. Certo? “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se é honrado, todos os membros se alegram com ele.” <<1 Coríntios 12,12.26>>.
Quem é cristão entende essa metáfora, e mesmo os que não são conseguem acolher e compreendem bem essa mensagem. Então, por que perdemos tanto tempo querendo provar para o outro que nós é que estamos certos?Qual o ganho real que colhemos ao querer fazer isso?
RESPEITAR, DESCOMPLICAR, MODERAR, DIALOGAR (...) São também formas de conjugar o verbo AMAR. O ser humano perde quando foge, se esconde ou ignora isto.
A resposta pra esse mundo é o amor.Dentro e fora da Igreja, em todos os setores da vida e instâncias da sociedade: Mais amor, por favor!