Pela primeira vez a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, vai distribuir mudas do capim BRS Capiaçu, uma variedade melhorada do capim elefante, para produtores de gado de leite e de corte do município.
De acordo com a secretária da pasta, Sandra Gigante, a cultivar BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética.
O capim Capiaçu tem porte alto, podendo chegar a até 4,20 metros de altura, se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante. Foi desenvolvido pela Embrapa e será distribuído de forma gratuita pela Prefeitura de Jales.
“Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da pecuária leiteira e da pecuária de corte. Cada produtor que tiver interesse já pode procurar a Secretaria de Agricultura, levando seu talonário de notas, para poder fazer a reserva das gemas. A quantidade vai ser estabelecida pela nossa equipe de acordo com o tamanho e a produção de cada propriedade rural. O transporte será de responsabilidade dos produtores”, informou a secretária Sandra.
As mudas que já foram plantadas e estão sendo cultivadas, devem estar disponíveis para a retirada a partir do mês de abril, mas as reservas já podem ser feitas na Rua Nova Iorque, nº 1016. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3621 6688.