13 de dezembro, 2022 12h12m Agricultura

Conab prevê aumento de 15% na safra de grãos 2022/23 no Brasil

O terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima produção de 312,2 milhões de toneladas na safra 2022/23, volume que supera em 15% a safra anterior. A quantidade estimada está abaixo da previsão de novembro, 313 milhões de toneladas. A justificativa, segundo a Conab, é a menor produtividade do milho, junto com a redução na área de arroz.  Por outro lado, a tendência de crescimento da área destinada ao plantio se manteve.

O terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima produção de 312,2 milhões de toneladas na safra 2022/23, volume que supera em 15% a safra anterior. A quantidade estimada está abaixo da previsão de novembro, 313 milhões de toneladas. A justificativa, segundo a Conab, é a menor produtividade do milho, junto com a redução na área de arroz. 

Por outro lado, a tendência de crescimento da área destinada ao plantio se manteve. Na safra 2022/23, em relação à anterior, a Conab projeta que a área plantada será 3,3% maior, cerca de 77 milhões de hectares. 

Culturas

No cenário específico das culturas, a safra da soja deve atingir 153,5 milhões de toneladas, volume 22,2% maior que o obtido na última colheita. A área de plantio do grão também aumentou: 4,6% a mais que a safra 2021/22, cerca de 43,4 milhões de hectares. 

O milho tem avanço projetado em todas as regiões produtoras, segundo a Conab. O levantamento prevê produção total de 125,8 milhões de toneladas na safra 2022/23, com aumento esperado de 11,2% comparado à safra anterior.

Trigo e algodão também devem ter crescimento de produtividade e área cultivada. Para o algodão, a expectativa é que sejam destinados 1,6 milhão de hectares para o cultivo da fibra, aumento de 2,3% da área semeada na safra 2022/23. Já a colheita do trigo deve ser 11,5% maior nesta safra, e a área cultivada deve ter incremento de 11,6%. Segundo a Conab, a estimativa é de produção recorde de 9,6 milhões de toneladas, valor 24,4% maior que o do ciclo anterior. 

Publicidade


Há, entretanto, culturas com projeção de queda na área plantada. É o caso, por exemplo, do arroz, que tem redução estimada em 9,5% em comparação à última safra, cerca de 1,5 milhão de hectares. A produção do grão está prevista em 10,4 milhões de toneladas. Ainda assim, o consultor do Safras e Mercado, Evandro Oliveira, explica que o grão tem mercado de exportações aquecido.

“Para o mês de dezembro, nós já temos mais de 56 mil toneladas já programadas para embarque. Vemos que o setor exportador continua bastante aquecido, aproximadamente o quinto mês consecutivo com exportações ao redor ou acima de 200 mil toneladas _ o que tem contribuído para elevação dos preços”, destaca.

Oliveira explica ainda que a diminuição da safra de arroz 2022/23 ocorre muito em função das áreas de plantio do Sul do país. “Outro fator é que teremos uma safra menor de arroz no Brasil, muito por conta de uma menor safra no Rio Grande do Sul. Segundo o levantamento Safras e Mercado, a área gaúcha deve ficar ao redor de 889,2 mil hectares. Temos uma safra mais apertada”, enfatiza.. 

Assim como o arroz, o feijão também aponta redução de 2,3% na área total a ser semeada. A produção no país é estimada em 2,9 milhões de toneladas. 
 



Fonte: Brasil 61

Publicidade

Notícias relacionadas

Comercialização dos alimentos da agricultura familiar no setor público é tema de oficina formativa da CONAB em Jales

Na terça-feira, dia 5 de novembro, foi realizada na Escola Vocacional de Jales a “Oficina Formativa em Compras Públicas da Agricultura Familiar da região de São José do Rio Preto”, que discut

09 de novembro, 2024

Astrônomo jalesense representará o Brasil na Cúpula Mundial do Conhecimento, no México

O astrônomo jalesense Paulo César da Silva foi convidado para representar a Cúpula Mundial do Conhecimento Infantil e Juvenil Morelos 2024, que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro no México.

23 de novembro, 2024

Idosa encontra jiboia de quase 2 metros na sala de casa em Castilho

Uma cobra jiboia de quase dois metros foi encontrada dentro de uma casa em um condomínio de ranchos no bairro Projeto Jupiá, em Castilho, na manhã de quarta-feira (20/11).

23 de novembro, 2024

Publicidade

Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas