04 de Outubro, 2025 12h10mAgronegócios

Sebrae capacita jovens e produtoras rurais em encontros do ‘Semeadoras do Agro’ em Jales, Palmeira d’Oeste e Fernandópolis

O Sebrae-SP promoveu na segunda-feira (29/09) uma série de capacitações voltadas a jovens e mulheres do campo durante os encontros do programa Semeadoras do Agro, realizados em Jales, Palmeira d’Oeste e Fernandópolis, no Noroeste Paulista.

O Sebrae-SP promoveu na segunda-feira (29/09) uma série de capacitações voltadas a jovens e mulheres do campo durante os encontros do programa Semeadoras do Agro, realizados em Jales, Palmeira d’Oeste e Fernandópolis, no Noroeste Paulista. A iniciativa, organizada pela Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SP) e os sindicatos rurais locais, tem como objetivo estimular a liderança de jovens e feminina, e a inovação no setor agropecuário.

Criada para ampliar a participação das mulheres na agricultura, a Comissão Semeadoras do Agro atua em todo o Estado com projetos de valorização, integração e capacitação de produtoras rurais. A proposta é fortalecer o papel feminino no agronegócio, estimular a troca de experiências e o acesso a oportunidades de gestão, tecnologia e empreendedorismo.

O primeiro encontro do dia ocorreu em Jales, direcionado exclusivamente aos jovens do campo. Técnicos do Sebrae-SP apresentaram conceitos de empreendedorismo e estimularam o desenvolvimento de novas ideias para os negócios rurais.

Publicidade

Em Palmeira d’Oeste e Fernandópolis, a programação foi voltada às mulheres, com foco em empreendedorismo feminino. Na abertura, a presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, destacou a importância da mobilização.

“Costumo dizer em cada município que a gente chega, cada encontro que a gente faz, que é indiscutivelmente importante o protagonismo da mulher. Queremos ser ouvidas, respeitadas, com o direito de gerenciar e ser a mulher que nascemos para ser. Esse encontro é para isso, valorizar a nossa união e para que a gente possa romper barreiras”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae-SP Jorge Zanetti reforçou o papel do empreendedorismo como ferramenta de transformação social. “É muito importante para nós do Sebrae-SP estar aqui com vocês falando de empreendedorismo feminino. O que é ser empreendedor? Ser empreendedor é se reconhecer como protagonista da sua vida. E cada vez mais na nossa sociedade, nós vamos tendo mulheres à frente, protagonistas dos negócios, das micro e pequenas empresas, das propriedades rurais”, relatou ele.

Publicidade

Notícias relacionadas

Projeto Social do Grupo de Capoeira Anjos Guerreiros participa do 7º batizado de troca de graduação em Aparecida d’Oeste

Integrantes do Projeto Social do Grupo Capoeira Anjos Guerreiros, de Jales, participaram no último dia 31 de maio do 7º batizado de troca de graduação realizado no município de Aparecida d’Oest

07 de Junho, 2026

Semana do Meio Ambiente mobiliza estudantes e comunidade em ações de preservação

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, realizou uma série de atividades em celebração à Semana do Meio Ambiente, reforçando a

07 de Junho, 2026

Sebrae realiza Semana do MEI com programação especial e atendimentos gratuitos na região de Jales

O Sebrae-SP está realizando atendimentos gratuitos, palestras, orientações sobre formalização e ações de regularização durante a Esquenta Semana do MEI e a Semana do MEI 2026 em municípios d

23 de Maio, 2026