De 20 a 24 de maio, o curso de Direito do UNIJALES, em parceria com a OAB, realizou a VI edição da Semana Jurídica. Neste ano, sob os cuidados da nova coordenadora de Direito, Profa. Ma. Érica Molina Rubim, as palestras reuniram acadêmicos, docentes e autoridades jalesenses no Teatro Municipal de Jales.
A noite de abertura, 20 de maio, contou com a ilustre presença do Dr. Anderson Geovam Scandelai, 2º Promotor de Justiça de Jales, que ministrou a palestra “O Tribunal do Júri na sua Essência”. Dr. Anderson, que ingressou no Ministério Público em 2002, atualmente atua na Promotoria Criminal, do Júri e Execuções Criminais.
Na terça-feira, o Dr. Paulo César Baria de Castilho dialogou com os presentes sobre “O Trabalho em Plataformas Digitais”. Autor de diversos livros e artigos jurídicos, Dr. Paulo é Pós-doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de Coimbra, Portugal.
“Provas Digitais” foi o tema da 3ª noite, abordado pela Dra. Lilian Teixeira Bazzo dos Santos, Presidente da OAB de Palmeira d’Oeste. O assunto, bastante pertinente no atual cenário jurídico, destacou a crescente importância das provas digitais nos processos judiciais, considerando o avanço tecnológico e a digitalização dos documentos e comunicações.
Na quinta-feira (23), o Dr. André Luis Rodrigues explanou “Da Organização da Assistência Jurídica no Brasil – Organização e Funções Institucionais da Defensoria Pública”. Dr. André é chefe substituto da unidade da Defensoria Pública da União em Jales, inaugurada em 2020, tornando o município o 11º a sediar uma defensoria fora da capital do Estado de São Paulo.
Encerrando a semana, a sexta-feira (24) contou com a presença do Dr. Paulo Arthur Germano Rigamonte. A palestra “Humor, Liberdade de Expressão e Colisões entre Direitos Fundamentais” trabalhou o delicado tema dentro do contexto atual sob a perspectiva do doutorando e mestre em Direito pela Universidade de Marília/SP.
À frente, sempre!
Não é de hoje que o curso de Direito se destaca entre os cursos do UNIJALES. Com um alto índice de aprovações no Exame da Ordem, as primeiras turmas já se sobressaíram entre 8 faculdades da região. Esse sucesso é embasado por vários fatores indiscutíveis, como a excelência da coordenação em sinergia com o corpo docente, a organização e a busca por constantes atualizações dentro do meio jurídico, e o desempenho do trabalho do Núcleo de Prática Jurídica, entre outros. A Semana Jurídica, a cada ano que passa, também reflete todo o impecável trabalho que vem sendo realizado dentro do curso.