O UNIJALES encerrou sua primeira Gincana Integradora - Gintegra com grande estilo, destacando os talentos e a colaboração entre seus alunos. O bloco três, intitulado "Con-fraternizando", foi muito além de uma simples celebração, simbolizando a união das equipes CLEPH, Legalmente Solidários, Meraki, Ratos e Solidariação com o "grito da paz", um gesto de parceria e colaboração que marcou os últimos meses.
Sob a apresentação da vice-reitora acadêmica, Rosangela Juliano Bordon Bigulin, as equipes apresentaram suas ações comunitárias, que incluíram desde levar alegria às crianças da Casa Abrigo até transformar a Praça Euphly Jalles no “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Outros projetos envolveram discussões sobre a importância de doar parte do Imposto de Renda a projetos sociais e apresentar conceitos de direito de forma acessível às crianças e adolescentes, demonstrando o compromisso dos participantes com a Visão de Um Mundo Melhor, tema central do bloco número um da gincana.
Show de Talentos
A cerimônia de encerramento foi enriquecida por apresentações artísticas das equipes. O grupo Meraki emocionou com a interpretação em uníssono da música "A Paz" do Roupa Nova. A aluna Milena Alessandra, dos Ratos, impressionou com uma belíssima dança do ventre, enquanto Guilherme Campos, do Legalmente Solidários, apresentou um hip-hop magistral. Luana Nascimento, representando a equipe CLEPH, fez um cover de Rita Lee, e o grupo Solidariação finalizou sua participação com uma performance à capela de "Nesta Longa Estrada da Vida", tornando a noite inesquecível.
A mente por trás do evento
A professora Mary Lizete Lourenço dos Santos foi a principal articuladora do evento, trazendo uma abordagem pedagógica que enfatizou a ação e a humanização nos tempos atuais. Sua visão inspiradora ajudou a transformar a Gintegra em uma experiência gratificante, que beneficiou tanto os alunos quanto a comunidade. A primeira edição do Gintegra plantou uma semente que, com o cuidado e o empenho dos alunos, promete florescer nos próximos anos.
A final da Gintegra do UNIJALES não apenas celebrou o encerramento de uma competição, mas consolidou uma experiência de aprendizado, união e solidariedade entre todos os cursos. Com ações comunitárias e apresentações artísticas, a gincana destacou o potencial transformador do trabalho em equipe e o compromisso com um mundo melhor, deixando um legado que perdurará nas futuras edições.
GINTEGRA 01: Simbolizando velas, alunos, professores e colaboradores acenderam as lanternas dos celulares, encerrando a noite da última etapa da Gintegra
GINTEGRA 02: O “grito da paz” empolgou as equipes
GINTEGRA 03: Corpo docente do UNIJALES reunidos com o reitor, Junior Soler na cerimônia de encerramento
GINTEGRA 04: a vice-reitora acadêmica do UNIJALES, Rosangela Juliano Bordon Bigulin, comandou as apresentações
GINTEGRA 05: As equipes tiveram que apresentar suas ações. Na foto, a professora Letícia Sangaleto e o aluno Ernesto Rogers de Souza, da “Legalmente Solidários”
GINTEGRA 06: A estudante Milena Alessandra arrasou com a dança do ventre
GINTEGRA 07: O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior e a idealizadora da Gintegra, professora Mary Lizete Lourenço dos Santos, comemorando o sucesso da edição