Aproveitando o final de semana, acadêmicos de Agronomia do Centro Universitário de Jales, por meio da disciplina de Introdução à Agronomia, participaram de uma visita técnica à Fazenda Bonança, localizada na entrada municipal para Sud Mennucci, Km 07, em Pereira Barreto/SP. A Fazenda Bonança é uma das propriedades do Grupo MFG e se destaca pela produção em larga escala de grãos e de proteína animal, especificamente bovinos de corte.
A atividade foi de fundamental importância para que os futuros agrônomos pudessem vivenciar a prática agrícola e compreender a realidade da produção agropecuária em grande escala. Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de observar e aprender sobre diversas práticas e sistemas agrícolas que são essenciais para a conservação do solo e a preservação ambiental.
Entre as atividades apresentadas, destacaram-se as práticas de compostagem de resíduos agrícolas, adubação verde, rotação de culturas, e o sistema de plantio direto. Além disso, os presentes puderam conhecer os diferentes sistemas de preparo do solo e tratos culturais, bem como os implementos e máquinas agrícolas utilizadas, como semeadoras e adubadoras.
A visita também incluiu uma imersão nos sistemas de produção de diversas culturas, como milho, soja, sorgo e gergelim. Os participantes tiveram uma introdução aos conceitos de conservação de forragens, incluindo fenação e silagem, e puderam observar o confinamento de bovinos de corte.
Outros pontos de destaque da visita foram os sistemas de irrigação utilizados na fazenda. Os estudantes aprenderam sobre a irrigação de piquetes por aspersão e o sistema de irrigação das áreas de culturas anuais e para silagem por pivô central. A preparação da dieta dos animais e os sistemas de armazenamento de grãos, incluindo os silos trincheira, também foram abordados.
Por fim, os futuros agrônomos puderam entender o funcionamento de um boitel, que é um sistema intensivo de engorda de bovinos, e os desafios e vantagens associados a este tipo de operação.
A visita técnica à Fazenda Bonança proporcionou uma experiência prática valiosa, permitindo que os acadêmicos aplicassem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e aprofundassem seu entendimento sobre as práticas agronômicas modernas e sustentáveis.