05 de Outubro, 2024 14h10mEducação

Crianças da Emei Prof. Aparecido Tadeu Rodrigues Estanislau, em Jales, fazem verdadeiras obras de arte

Durante planejamento, a professora Regina e as educadoras Cátia e Edilaine buscavam ideias para as próximas propostas baseada nos interesses das crianças. Edilaine sugeriu o trabalho com obras de arte do artista Romero Britto.

Durante planejamento, a professora Regina e as educadoras Cátia e Edilaine buscavam ideias para as próximas propostas baseada nos interesses das crianças. Edilaine sugeriu o trabalho com obras de arte do artista Romero Britto. Após reflexão do grupo de como inserir as obras de arte na Educação Infantil, foi possível observar que o artista abordava cores e formas. Utilizaram obras cuja imagens faziam parte do cotidiano das crianças, como animais, frutas, etc. 

Com o objetivo de explorar cores e texturas, a princípio apresentaram o autor, realizaram rodas de leitura, ouviram os conhecimentos que as crianças já tinham e começaram os trabalhos de produção. Utilizaram diversos tipos de materiais como: barbante, tinta guache, giz de cera, cola, papel colorido e papéis de diferentes tipos. No período vespertino, através da oficina pedagógica Culinária Divertida, as crianças puderam explorar e contextualizar todo aprendizado. E assim surgiu a proposta: A infância em telas e cores.

Após todo trabalho realizado com as crianças, durante a reunião de pais no dia 26 de agosto a equipe do Maternal II expôs as “obras” produzidas pelas crianças, o que causou um encantamento nos familiares. No dia seguinte, uma mãe procurou a equipe gestora demonstrando interesse em levar as “obras” para casa e sugeriu que fosse feita uma rifa dos trabalhos, pois assim os pais teriam a chance de guardar tão linda recordação e ainda contribuir financeiramente com a Unidade Escolar.

Publicidade

 Diante de tal proposta, a equipe gestora colocou em pauta da reunião com a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho de escola que aconteceu no dia 02 de setembro. Por unanimidade todos aprovaram e ainda tiveram a brilhante ideia de fazer uma exposição das “obras” na “Praça do Jacaré” que é um símbolo da nossa cidade. 

Perante o entusiasmo de todos e respeitando a relação de parceria com os familiares, a equipe gestora convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para expor aos presentes as ideias apresentadas na reunião da Associação de Pais e Mestres (A.P.M). Prontamente os pais aceitaram, sugeriram que a arrecadação com a venda fosse revertida para a semana das crianças que acontecerá na EMEI nos dias 09, 10 e 11 de outubro. 

A equipe da EMEI Professor Aparecido Tadeu Rodrigues Estanislau estará realizando a exposição das obras de arte realizadas pelas crianças na Praça João Mariano de Freitas – Conhecida como praça do jacaré, no dia 4 de outubro de 2024, sexta feira, as  19 HORAS e com muita alegria convida à toda comunidade para prestigiar o trabalho e o talento dos pequenos artistas. 

Publicidade

Notícias relacionadas

Bispo de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, participará da COP30 em Belém (PA)

O bispo da Diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de

08 de Novembro, 2025

Prefeitura de Santa Salete realiza campanha solidária em apoio às vítimas das chuvas em cidades da região

A Prefeitura Municipal de Santa Salete deu início a uma campanha solidária de arrecadação para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingiram, no começo desta semana, os municípios de Palm

29 de Novembro, 2025

Escolinha de Futebol de Base de Santa Salete realiza amistosos em Santana da Ponte Pensa

A Escolinha de Futebol de Base de Santa Salete entrou em campo na última quarta-feira (26/11) para a disputa de jogos amistosos contra equipes de Santana da Ponte Pensa, envolvendo as categorias Sub-

29 de Novembro, 2025