29 de Março, 2025 12h03mEducação

Unijales comemora 55 anos homenageando seus fundadores

A história que Oswaldo e Ivoni Soler escreveram sobre o solo de Jales tornou-se um tesouro para a cidade e região.

A história que Oswaldo e Ivoni Soler escreveram sobre o solo de Jales tornou-se um tesouro para a cidade e região. Aos 55 anos de sua fundação, em 25 de março de 1970, a instituição celebrou, de forma singela, a importância do casal, que proporcionou ensino superior a mais de 30 mil pessoas desde os tempos da Faficle – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Sob o céu estrelado, luzes rasgaram a escuridão em homenagem aos fundadores.

Uma cerimônia marcada pela luz

Durante o intervalo das aulas, a professora Suéllen Karla convidou a todos para descerem a frente do prédio, situada na Avenida Francisco Jalles. Com seu repertório, animou os estudantes na noite de terça-feira (25). Ao final da última música, as luzes do prédio foram todas apagadas.

“No começo, só havia escuridão… O desconhecido, o vazio. Mas toda grande história nasce assim. E então, uma luz se acendeu... Foi o sonho de Oswaldo e Ivoni Soler que rompeu a escuridão e deu vida ao UNIJALES. Uma chama que começou tímida, mas logo se espalhou, iluminando caminhos e transformando destinos.”

À medida que as palavras da docente ecoavam pela Avenida, os presentes acendiam as lanternas dos celulares, afastando a escuridão e simbolizando como o conhecimento ilumina os caminhos.

“E assim como no começo, ainda enfrentamos a escuridão—o medo, a dúvida, os desafios. Mas há algo que aprendemos nesses 55 anos: onde há luz, há possibilidade. Porque o saber ilumina. O esforço aquece. O futuro brilha para quem ousa acender sua própria chama.”

Ao final, as luzes do UNIJALES foram sendo acesas novamente, seguidas por aplausos e um coro emocionado entoando os parabéns.

Publicidade

Mais forte do que nunca

O legado de Oswaldo e Ivoni Soler segue vivo, sendo fonte de trabalho e realização para mais de 200 famílias. Junto ao Colégio XV de Abril, que também pertence à Associação Educacional de Jales, mantenedora do UNIJALES, a instituição continua crescendo e se destacando.

No ensino presencial, o UNIJALES brilha, com cursos como o de Direito, que se posiciona à frente de sete faculdades da região na relação de aprovados na OAB. Além disso, a instituição mantém viva a licenciatura presencial, um diferencial raro no atual panorama do Ensino Superior. Já na Educação a Distância (EAD), os resultados são igualmente expressivos: três cursos com nota máxima no conceito do MEC e praticamente todos os demais com nota 4.

Uma potência na educação

O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, celebra os 55 anos da instituição com entusiasmo.

"Só no ano passado abrimos três novos cursos – Agronomia, Psicologia e Terapia Ocupacional –, que vêm sendo amplamente procurados. A cada início de ano, conseguimos viabilizar, junto às prefeituras da região, bolsas de 100% para moradores, além de oferecer bolsas integrais para estudantes de escolas municipais. Estar à frente de uma das maiores instituições da região noroeste é um árduo trabalho, mas tenho orgulho de acompanhar e participar ativamente, mantendo vivo o legado dos meus pais", finalizou.

Publicidade

Notícias relacionadas

II Semana de Psicologia do UNIJALES destaca integração entre mente, corpo e emoções

Na semana em que se comemora o Dia do Psicólogo, o curso de Psicologia do Centro Universitário de Jales promoveu a II Semana Acadêmica de Psicologia, trazendo reflexões sobre equilíbrio mental, c

06 de Setembro, 2025

Fatec Jales celebra 18 anos com concerto, palestra e Moção de Aplausos da Câmara de Jales

Em comemoração aos 18 anos da Fatec Jales, Faculdade Estadual, celebrados no dia 10 de setembro, um grande evento, com uma programação muito especial, reuniu a comunidade acadêmica, empresários,

21 de Setembro, 2025

EDEM celebra 50 anos com espetáculos envolvendo gerações

A Escola Dinâmica de Educação Musical – EDEM – celebrou seu Jubileu de Ouro nos dias 23 e 24 de agosto com uma programação especial que marcou meio século de história, dedicação ao ensino

20 de Setembro, 2025