Jales esteve presente nos dias 24 e 25 de julho no 10º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), realizado no Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”, em Votuporanga. A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi representada pela vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, por 21 gestores escolares – um de cada unidade da rede municipal, além de técnicos da área da educação.
Promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista, em parceria com a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), que é presidida pelo prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Câmpus Votuporanga) e Centro do Professorado Paulista (CPP), o CIENP é considerado um dos maiores encontros voltados à educação no interior do estado.
A edição deste ano, comemorativa pelos 10 anos de realização do evento, teve como tema central “Alfabetiza Juntos SP: Caminhos para fortalecer o professor diante dos desafios da Educação”, que orientou todas as discussões, palestras e oficinas. A proposta foi refletir sobre o papel fundamental do educador frente às dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização, principalmente no pós-pandemia.
A programação contou com a participação de palestrantes renomados, como o historiador Leandro Karnal, o ex-secretário de Educação Renato Casagrande, o humorista e educador Diogo Almeida, o professor Mozart Neves, a pesquisadora Maria Helena Guimarães, entre outros nomes de destaque no cenário nacional e internacional da educação.
Durante os dois dias, os participantes acompanharam conferências e puderam visitar uma área interativa com estandes de empresas e instituições que apresentaram inovações tecnológicas e metodológicas voltadas ao ensino. Também foram oferecidos workshops gratuitos, promovendo a troca de experiências entre os profissionais da educação.
Para a secretária Marynilda Cavenaghi, a participação de Jales no evento foi extremamente positiva. “O CIENP é uma oportunidade valiosa de formação continuada, de troca de saberes e fortalecimento das práticas pedagógicas. Estar aqui com nossos gestores e técnicos é investir diretamente na qualidade da educação municipal”, destacou.
O coordenador de conteúdo do CIENP, Marcelo Batista, que também é coordenador executivo do ADE Noroeste Paulista e vice-presidente da Undime São Paulo Regionais/Interior, reforçou a importância do congresso. “Esta edição especial marca uma década de esforços coletivos em prol da educação. Nosso objetivo é capacitar os professores, valorizar sua atuação e oferecer ferramentas para enfrentar os desafios da sala de aula com mais preparo e motivação.”
Com a presença ativa no CIENP 2025, Jales reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e o constante aprimoramento das práticas pedagógicas na rede municipal de ensino.
Painel Educativo
Em sua edição comemorativa, o 10° CIENP, contou com painés educativos. E na manhã da sexta-feira, 25, um desses painéis abordou o tema "Entre a lousa e o coração: conversas sobre os desafios reais da sala de aula", com a participação de Eládio Sebastian, Luciana G. da Cruz Olmedo e da representante da Secretaria Municipal de Educação de Jales, Tamara P. Viota.
O painel propôs uma reflexão profunda sobre os desafios cotidianos enfrentados pelos educadores, indo além da teoria para discutir vivências práticas e emocionais do ambiente escolar.
“O evento, já consolidado como referência na área educacional, reafirma seu compromisso com a valorização do professor e com a construção de uma educação mais humana, sensível e transformadora”, ressaltou Tamara durante a sua participação no Painel Informativo.
Primeira Infância
O Secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, também se fez presente no evento, conhecendo opções de materiais, produtos e equipamentos que atendem a Primeira Infância