
O Dia A da Alfabetização, o Dia Nacional da Alfabetização e o Dia Municipal de Alfabetização e Soletração, celebrados nos dias 13 e 14 de novembro, foram marcados por momentos de emoção e integração na Escola Municipal Profª Elza Pirro Viana. Para comemorar a data, pais dos alunos participaram ativamente das atividades, cantando seu amor aos filhos e transmitindo mensagens de incentivo e confiança para que brilhem no mundo letrado.
A escola realizou um momento cívico especial com a presença das famílias, reforçando os laços entre escola e comunidade. As crianças se apresentaram aos pais, e os pais aos filhos, em uma celebração de amor familiar e parceria com a educação. As apresentações contaram com a participação da professora do AEE/ intérprete em Libras, já que a unidade escolar atende alunos e pais surdos.
A apresentação dos alunos do 1º Ano B foi organizada pela professora Luciana Sturnik e pela professora do AEE/intérprete Angélica de Moura, que também conduziu a música interpretada em Libras. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando os pais cantaram para os filhos a música “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, inclusive o pai Felipe, surdo, pôde cantar em Libras para o filho, emocionando todos os presentes.
Após as apresentações, aconteceu a premiação dos servidores da escola que participaram dos Jogos Troféu do Servidor. Os funcionários representaram a educação com dedicação e receberam suas medalhas na presença das crianças, que vibraram com a conquista.
Na sexta-feira, dia 14, foi realizado o Projeto Soletrando, envolvendo alunos dos 3º e 4º anos em uma divertida competição de soletração entre as turmas. A atividade foi promovida pelo Grêmio Estudantil, apoiados pela vice-diretora Adriana Merotti, valorizando o protagonismo dos estudantes e incentivando o aprendizado de forma lúdica e participativa.
A coordenadora pedagógica Melissa Yane de M. Murzani Valeretto destacou a importância de momentos como esse para o processo de alfabetização. “Ver os pais participando e se emocionando junto aos filhos é muito significativo, pois reforça a importância da parceria entre família e escola”, ressaltou Melissa.
A diretora Débora Pontel, também comemorou o sucesso das atividades. “Foi um evento lindo, preparado com muito carinho por toda a equipe. A presença das famílias é fundamental nesse processo, e cada apresentação mostrou o quanto nossas crianças estão evoluindo e se sentindo seguras para expressar o que aprendem”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, parabenizou a equipe escolar pela iniciativa. “A alfabetização é um dos momentos mais importantes na trajetória escolar. Ações como essa, que envolvem emoção, arte, inclusão e participação da família, fortalecem o vínculo com a escola e tornam o aprendizado mais significativo. Parabéns à direção, professores e alunos por esse trabalho inspirador”, destacou a secretária.




















