21 de Junho, 2025 12h06mEmpreendedorismo

Com apoio do ALI Rural, produtora da região de Jales triplica clientes com as redes sociais

A produtora rural Márcia Oliveira, de Guzolândia, viu seu negócio de laticínios dar um salto após participar do Programa Agente Local de Inovação (ALI) Rural, promovido pelo Sebrae-SP.  Com o apoio do agente especialista, a produtora transformo

A produtora rural Márcia Oliveira, de Guzolândia, viu seu negócio de laticínios dar um salto após participar do Programa Agente Local de Inovação (ALI) Rural, promovido pelo Sebrae-SP. 

Com o apoio do agente especialista, a produtora transformou sua forma de vender e divulgar os produtos nas redes sociais e o resultado veio rápido, isso porque ela triplicou a sua clientela.

Márcia cresceu vendo a sua mãe fazendo queijo e requeijão. Aprendeu com ela, em casa, no dia a dia e foi por meio disso que começou um novo negócio, onde multiplica todos os ensinamentos que sua mãe lhe ensinou. “Desde sempre eu via a minha mãe fazendo queijo, requeijão. Aprendi a fazer com ela”, relatou.

A produtora participou do último ciclo do ALI Rural, com o apoio de um bolsista capacitado pelo Sebrae-SP para acompanhar de perto o desenvolvimento de pequenos negócios no campo. O trabalho do agente envolve visitas à propriedade, análise da produção e um plano de ação feito sob medida, com foco em inovação, gestão e acesso a mercados.

“Quando surgiu o Sebrae na minha vida, apareceu um leque de opções. Me surge o Programa ALI Rural. A cada dúvida que eu tinha, estava ali para me explicar”, disse a produtora.

No caso de Márcia, o impacto foi direto nas redes sociais. “Principalmente nas redes, eu não era muito boa. Com o ALI Rural, passei a minha conta para profissional e as pessoas compram comigo por meio das redes. Isso triplicou meus clientes”, completou Márcia.

O ALI ajudou também na ampliação da visão de futuro da produtora que agora sonha com novas opções. “Abriu a minha mente. Eu quero crescer. Eu vi que na minha propriedade existem muitas possibilidades. Eu quero fazer o turismo rural e melhorar cada vez mais minha propriedade”, relatou ela.

Publicidade

Para Márcia, os próximos passos já estão em movimento. “O Sebrae-SP para mim é um leque de possibilidades, porque agora eu estou cheia de ideias!”, finalizou.

Programa ALI

O Programa ALI Rural está com 90 vagas abertas para a região de Votuporanga na edição de 2025. As inscrições seguem até 31 de agosto no site https://contato.sebraesp.com.br/alirural/. O objetivo é apoiar produtores rurais na adoção de inovações que possam aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a gestão. Além do acompanhamento individualizado, o programa prevê encontros coletivos e consultorias.

Inscrições

Podem participar do Programa ALI Rural produtoras e produtores ruais do Estado de São Paulo com ao menos um dos seguintes documentos: CNPJ, sendo MEI Rural, micro ou pequena empresa, Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf), Número de Imóvel na Receita Federal (Nirf), Inscrição Estadual, Registro de Pescador ou Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física (Caepf).

Publicidade

Notícias relacionadas

Cáritas Diocesana de Jales promove reunião com mulheres da sociedade civil e de instituições do município

Na tarde de terça-feira, dia 9 de dezembro, a Cúria Diocesana de Jales foi local da reunião sobre a realidade das mulheres do município de Jales, promovido pela Cáritas Diocesana de Jales.

13 de Dezembro, 2025

Estudante da Fatec Jales é contemplada com bolsa de Intercâmbio do Centro Paula Souza

Gabriela Pinheiro Guzzo viverá uma experiência internacional valiosa. Estudante do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, ela foi contemplada com uma bolsa do Programa de Intercâmbio Cultural

06 de Dezembro, 2025

Cáritas Diocesana de Jales encerra Jornada Mundial dos Pobres de 2025 com celebração do Jubileu da Esperança

Entre os dias 9 e 16 de novembro, a Diocese de Jales vivenciou a 9ª Jornada Mundial dos Pobres e a Semana da Solidariedade, realizando ações concretas com objetivo de promover a dignidade da pessoa

29 de Novembro, 2025