25 de Outubro, 2025 12h10mEmpreendedorismo

Estado de São Paulo registra recorde de empresas abertas em setembro

Em setembro, o Estado de São Paulo registrou 36.786 novas empresas constituídas, marca que representa o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), autarquia vinculada à Secretaria de De

Em setembro, o Estado de São Paulo registrou 36.786 novas empresas constituídas, marca que representa o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e responsável pelos registros mercantis paulistas.

O desempenho de setembro representa o terceiro melhor mês de 2025, ficando atrás apenas de fevereiro, quando foram constituídos 37.521 novos negócios, e de julho, com 36.802 constituições. Em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram abertas 32.943 empresas, houve crescimento de 11,6%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, o resultado reflete nas medidas conjuntas adotadas pelo governo paulista. “Desde o início da gestão, o governador Tarcísio de Freitas nos deu a diretriz de realizar ações para gerar renda, emprego e desenvolvimento regional - estimular o empreendedorismo e melhor o ambiente de negócio para que novas empresas sejam instaladas aqui, é uma destas medidas”, afirma.

Publicidade

O saldo líquido, diferença entre empresas abertas e encerradas, também foi expressivo. Em setembro, São Paulo registrou 22.004 novos empreendimentos líquidos, o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas de fevereiro, que alcançou 25.958.

Segundo o presidente da JUCESP, Márcio Shimomoto, os números demonstram o ambiente favorável ao empreendedorismo no Estado. “A cada mês, milhares de pessoas têm buscado na formalização a oportunidade de transformar ideias em negócios, movimentando a economia e gerando emprego e renda. Esse resultado demonstra a confiança dos empreendedores na economia e a força empreendedora do nosso Estado”, destacou.

Publicidade

Notícias relacionadas

Contas de 2023 da Prefeitura de Pontalinda são reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) emitiu parecer desfavorável à aprovação das contas da Prefeitura de Pontalinda referentes ao exercício de 2023, sob gestão do prefeito Sisín

25 de Outubro, 2025

Mais de R$ 6 milhões em investimentos são liberados para Jales em visita de Tarcísio na região

O prefeito de Jales, Luis Henrique, participou na quinta-feira, 23 de outubro, da Caravana 3D – Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, no Complexo Swi

25 de Outubro, 2025

Dia do “Cabelo Maluco” encanta alunos na EMEF Alfredina Coelho em São João de Iracema

Na sexta-feira, 10 de outubro, a EMEF Alfredina Coelho, de São João de Iracema, viveu um dia repleto de alegria, cor e criatividade.

25 de Outubro, 2025