No dia 25 de junho, o Centro de Convenções da UNICAMP, em Campinas, foi o palco do 1º Encontro Presencial de Formação Continuada de Secretários(as) e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, parte do Programa Escola em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento, que reuniu mais de 1.000 cursistas da região Sudeste, teve uma programação rica e variada, destinada a ampliar a visão e os caminhos para a elaboração e implantação da política de Educação Integral. Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Jales, participaram do evento.
A proposta do curso, que visa contribuir com a formação dos secretários e equipes das secretarias de educação, é ancorada na prática e na experiência de cada participante, tendo a realidade das Redes de Ensino como contexto. Com uma carga horária de 100 horas, a metodologia do curso inclui momentos formativos remotos assíncronos e síncronos, além de encontros presenciais. O curso é dividido em cinco módulos que abordam desde os fundamentos e bases legais da Educação Integral até a gestão democrática e criação de comitês de Educação Integral.
O encontro contou com a abertura artística, seguida por palestras e mesas de discussão conduzidas por renomados educadores e gestores da área. No período da tarde, foram realizadas salas temáticas, abordando temas como partilha de experiências, territorialidade e educação, e legislação/atos legais. O dia foi encerrado com uma atividade coletiva no gramado do Centro de Convenções.
Representando o município de Jales, participaram do evento Tamara Dienifer Peresi Viota, Coordenadora da Educação Infantil e Coordenadora responsável pelo ensino em período integral no município, e Sandra Vomeiro, Diretora da EM Prof. Oswaldo Soler, escola que recebe o programa de ensino em tempo integral. Ambas se destacaram nas discussões e atividades, trazendo contribuições valiosas e absorvendo conhecimentos essenciais para a melhoria da educação integral em Jales.
Tamara Viota destacou a importância do evento: “Foi um momento muito importante e de grande aprendizado no qual tivemos a oportunidade de trocarmos experiências, esclarecer dúvidas e partilhar das dificuldades e estratégias vivenciadas por outras municipalidades que já vêm implantando esta proposta. Este curso tem nos possibilitado conhecer e aprender mais sobre o assunto, isso é necessário e fundamental pois nos traz outras óticas e nos permite subsídios para adequarmos a escola de tempo integral em nosso município conforme as necessidades de nossa comunidade”.