06 de Janeiro, 2024 09h01mInformação

Em outubro, Brasil registrou mais de 837 mil tentativas de fraude, revela organização

Em outubro, foram registradas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, uma a cada 3,2 segundos. Em relação a setembro, o crescimento foi de 2,3%.

Em outubro, foram registradas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, uma a cada 3,2 segundos. Em relação a setembro, o crescimento foi de 2,3%. O segmento com a maior parte das ocorrências foi o de “Bancos e Cartões” (50,2%) e o menos visado pelos criminosos foi o de “Serviços” (28,2%). 

“O crescimento nas tentativas de fraude nos meses finais do ano é marcado pelo aumento nas compras e no uso de crédito. Muitos criminosos tentam roubar identidades para pedir empréstimos e abrir contas em banco. Nesse cenário, a prevenção de fraudes é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias, e todos devem estar atentos para proteger suas informações pessoais e financeiras por meio de ferramentas eficazes. A segurança e autenticação em camadas de proteção, que envolve níveis de tecnologia como biometria facial, verificação de documentos, de dispositivos e identidade, ainda são a melhor opção para identificar quem é quem e, de fato, blindar pessoas e empresas contra golpes”, considera o Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Consumidores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) foram os alvos preferidos dos fraudadores, enquanto aqueles que possuem até 25 anos tiverem a menor incidência (7,0%). Confira na tabela a seguir os dados por faixa etária.

Tentativas a cada milhão de habitantes

Publicidade

O indicador ainda mostrou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada um milhão de habitantes no Brasil. No recorte por UFs, o Distrito Federal liderou o ranking (6.376), seguido por Santa Catarina (5.445) e Paraná (5.251). 

“Fraudômetro”: contagem de tentativas de fraude em tempo real

Para acompanhar a estimativa de ocorrências fraudulentas em tempo real, a Serasa Experian lançou o “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla uma projeção do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia desde janeiro de 2023 até o momento atual; e considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. Entre janeiro até dezembro de 2023, segundo a Datatech, a estimativa é que já tenham ocorrido mais de 9,2 milhões de tentativas de fraudes no país.

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a contratação de 6.737 novos cargos para professo

18 de Outubro, 2025

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Santa Casa de Jales recebe mais de 8 toneladas em doação do Grupo Voluntários de Santa Albertina

O grupo Voluntários de Santa Albertina realizou no dia 13 de setembro o tradicional arrastão “SOS Santa Casa” na cidade em prol da Santa Casa de Misericórdia de Jales.

20 de Setembro, 2025