Na manhã de segunda-feira, dia 27 de novembro, a Prefeitura de Jales inaugurou um amplo e moderno espaço destinado ao Projeto Cozinhalimento. Participaram da solenidade, no local anexo ao Comboio de Jales, o prefeito Luis Henrique Moreira e a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o diretor técnico do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Marco Guazzi, que representou o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o gerente regional do SEBRAE, Marcos José Amâncio, a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante e servidores da pasta, os vereadores Andrea Moreto, Bismark Kuwakino, Bruno de Paula, Deley Vieira, Elder Mansueli e Riva Rodrigues, que representou o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, secretários municipais, produtores que comercializam seus produtos no Comboio, dezenas de autoridades e centenas de representantes da comunidade.
O Projeto Cozinhalimento, do Governo do Estado de São Paulo, representa um esforço conjunto com o objetivo de capacitar os cidadãos jalesenses por meio de ações sociais, estimulando a geração de renda e promovendo o empreendedorismo local. Esta iniciativa não apenas visa o crescimento econômico da região, mas também busca fortalecer os laços comunitários e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
A ação é fruto do projeto oferecido pelo Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo, que implanta nos municípios, cozinhas profissionais com o objetivo de capacitar agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. Por esta razão, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, desenvolverão importantes parcerias na Cozinhalimento.
A secretária Sandra Gigante destacou a importância do Cozinhalimento. “Nosso objetivo será de mostrar para as pessoas o quão importante é a segurança alimentar e do não desperdício, além de capacitá-las para a gestão de trabalho por meio de cursos e palestras” disse.
Já o prefeito Luis Henrique ressaltou a importância de apoiar o empreendedorismo local e criar oportunidades de geração de renda para aqueles que necessitam. “Essa e outras inaugurações só se tornaram possíveis porque temos um governador parceiro, um vice-governador parceiro, um presidente da Assembleia Legislativa parceiro e vários deputados que tem nos ajudado muito com emendas. Aqui vamos formar pessoas para utilizarem os alimentos da melhor forma, multiplicar conhecimentos e garantir que a população que mais necessita tenha a oportunidade de gerar renda para a sua família”.