Comemorada na primeira semana de junho, a Semana do Meio Ambiente tem por objetivo incentivar a discussão de pautas que promovem a preservação e a restauração de nossos ecossistemas. O tema abordado este ano se concentra na restauração da terra, na desertificação e na resiliência à seca sob o slogan “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #Geração Restauração”.
Desta forma, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, preparou diversas atividades realizadas nos dias 5 e 6 e também será realizada a inauguração da Sala de Educação Ambiental “José Alberto Silveira Matos”, na próxima quarta-feira, dia 12. As ações contaram com a participação da Polícia Militar Ambiental e dos alunos da rede municipal de educação.
No dia 5, houve a distribuição de mudas de espécies nativas, frutíferas e medicinais, realizada no cruzamento da avenida João Amadeu com a rua 11, na esquina da Catedral de Jales. De acordo a secretária de agricultura e meio ambiente, Sandra Gigante, “a doação de mudas para a população já é tradicional em nosso município e sempre conta com a adesão de nossos moradores”.
Na quinta-feira, dia 6, foi realizado o plantio de 100 mudas de árvores no Sistema de Lazer Lídia Martins Barbosa, a famosa Matinha do JACB. Na mesma semana, no ano passado, a Prefeitura de Jales realizou o plantio de 250 mudas na área. “Neste ano iremos continuar o reflorestamento daquele local que sofreu com um incêndio criminoso. Esta ação faz parte da compensação ambiental com plantio referente à reforma da Praça João Mariano de Freitas” completou a secretária.
Já no dia 12 de junho, às 09h30, haverá a grande inauguração da Sala de Educação Ambiental “José Alberto Silveira Matos”, que foi construída no Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza, na Avenida José Rodrigues, no Jardim do Bosque. O local foi idealizado para incentivar a interação dos alunos com a fauna e a flora de nosso bioma, além de ser um ambiente perfeito para o desenvolvimento das pautas ambientais e para a disseminação de conhecimento sobre sustentabilidade e uso racional dos recursos.
Segundo o prefeito Luis Henrique Moreira, “o meio ambiente é algo que precisa ser lembrado e a Semana Mundial do Meio Ambiente é instrumento para a reflexão de nossas ações perante à natureza e perante nossa comunidade, sendo assim, as atividades previstas para nosso município vêm de encontro com esse ideal, procuramos demonstrar na prática tudo aquilo que acreditamos ser essencial para uma vida mais sustentável e que procura utilizar com responsabilidade os recursos naturais. Acreditamos que a preservação e a conservação do nosso meio ambiente são uma tarefa que deve ter a colaboração de todos, só assim manteremos as condições adequadas para esta e para as futuras gerações”.
O chefe do executivo jalesense aproveitou para convidar a população para a inauguração da Sala de Educação Ambiental. “Vamos fechar as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente com mais uma inauguração, dessa vez, da Sala de Educação Ambiental 'José Alberto Silveira Matos', no nosso Bosque Municipal, quero aproveitar para convidar toda a população na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, às 9h30”, finalizou Luis Henrique.
Semana do Meio Ambiente contou com plantio de árvores e distribuição de mudas em Jales
Comemorada na primeira semana de junho, a Semana do Meio Ambiente tem por objetivo incentivar a discussão de pautas que promovem a preservação e a restauração de nossos ecossistemas.
Publicidade
Notícias relacionadas
Educação
Pedagogia do Unijales encerra 2024 com nota máxima do MEC e pesquisa de destaque no estado
O ano de 2024 trouxe muitos frutos para o Centro Universitário de Jales, e um curso em particular se destacou como uma árvore de raízes fortes e sólidas: a Pedagogia.