Quem passou pela região do comboio nos últimos dias deve ter notado a movimentação de operários trabalhando nas proximidades da antiga Estação Ferroviária de Jales.
É que a Rumo Logística, concessionária que administra a ferrovia que corta Jales e toda a região, iniciou as obras de construção do segundo pontilhão sobre a linha férrea. Ainda está na fase inicial, na fundação, mas já mudou a cara do local, que virou um verdadeiro canteiro de obras.
Assim como o outro pontilhão, construído na mesma região da cidade, mas ligando os bairros Jardim Paulista I e Paulista II, a obra deste deve ser concluída em poucos meses. É que não é uma obra custeada pelo poder público, e sim pela Rumo, por isso não deve haver a burocracia dos empreendimentos custeados pelos governos e que costumam demorar bastante para ficarem prontos.
A expectativa é de que até o final do ano o novo dispositivo já esteja pronto, o que deve colaborar bastante para melhorar a mobilidade urbana da cidade.
Este novo dispositivo vai ligar a região do comboio, iniciando no entroncamento da rua 2, Avenida Jânio Quadros e rua Professor Rubião Meira, chegando ao outro lado da ferrovia, na rua Osvaldo Cruz, na região do Jardim Aclimação.
Nossa equipe teve acesso ao projeto da obra que mostra como o pontilhão deve ficar depois de pronto. Será diferente do primeiro pontilhão, que é curvado. Este deve ser reto.
O dispositivo já tem um nome: “Jornalista Deonel Rosa Júnior”, em homenagem ao comunicador que partiu no ano passado e deixou um legado de contribuição para a comunidade jalesense.