Alunos de Pedagogia do UNIJALES doam materiais pedagógicos à Escola João Arnaldo de Jales

Na última quinta-feira, 05 de setembro, alunos dos 2º e 4º semestres do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Jales realizaram a doação de materiais pedagógicos sobre as manifestações culturais brasileiras para os estudantes da Escola Munici

Jales em 21 de setembro, 2024 13h09m

Na última quinta-feira, 05 de setembro, alunos dos 2º e 4º semestres do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Jales realizaram a doação de materiais pedagógicos sobre as manifestações culturais brasileiras para os estudantes da Escola Municipal Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, em Jales.

Os materiais foram desenvolvidos no projeto de extensão "Folclore: brincando com as tradições", coordenado pela professora Célia Regina da Silva Zerbato, como parte das atividades das disciplinas Projeto de Extensão II e IV.

A entrega dos materiais pedagógicos foi mediada pela diretora da escola, Fabrícia Cristina Moreira, e pela coordenadora pedagógica Mariane Érika Scapin. O evento coincidiu com a realização do culto à bandeira e a apresentação de um trabalho dos alunos do 3º ano sobre a temática cordel. Toda a comunidade escolar do período da tarde esteve presente na cerimônia, que contou com a participação de um grupo de alunos de Pedagogia, da professora Célia Zerbato e da coordenadora do curso de Pedagogia, Mary Lizete Lourenço dos Santos.

Publicidade

"Foi emocionante ver a alegria e o entusiasmo das crianças ao receberem os materiais, que incluíam jogos da memória, quebra-cabeças, bilboquês, jogos de bolinhas de gude, adivinhas e o Kit Cordel Encantado, entre outros", destacou Célia. Ela ressaltou que o projeto está alinhado aos princípios da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que valoriza o repertório cultural como essencial para a formação integral dos alunos, reforçando uma das competências gerais do documento.

Citando Paulo Freire, a professora lembrou que "a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não podem ocorrer sem alegria e beleza".

A docente também reforçou a importância de "valorizar e usufruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural".

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas