24 de Maio, 2025 12h05mJales

"Maio Laranja" é marcado por passeata, diversão e conscientização sobre o abuso e à exploração sexual infantil

Com o objetivo de proteger as nossas crianças, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com o CMDCA, Conselho Tutelar, Fundo Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), CREAS e CRAS, Secretaria Mu

Com o objetivo de proteger as nossas crianças, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com o CMDCA, Conselho Tutelar, Fundo Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), CREAS e CRAS, Secretaria Municipal de Educação representada por alunos de todas as unidades escolares, realizou, na manhã desta terça-feira, 20 de maio, uma passeata alusiva ao "Maio Laranja", campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada teve início na Praça Dr. Euphly Jalles, com destino à Praça João Mariano de Freitas (popularmente conhecida como Praça do Jacaré). Um dos destaques foi a participação especial da Escola Livre de Teatro, que conduziu a passeata com um cortejo artístico, proporcionando um momento de reflexão e sensibilização por meio da arte. A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi e o secretário de Desenvolvimento Social Reginaldo Viota acompanharam todo o trajeto e o evento.

Além do ato público, atividades lúdicas e brincadeiras voltadas para o público infantil fez a diversão da criançada, promovendo um espaço de acolhimento e proteção às crianças. Pintura facial e distribuição de refrigerante e pipoca também fizeram a alegria da garotada.

Publicidade

“A iniciativa integrou o calendário do "Maio Laranja", instituído para reforçar a importância da denúncia e da prevenção de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A data escolhida remete ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000”, enfatizou o secretário Reginaldo.

A vice-prefeita Marynilda destacou que “é fundamental que a sociedade abrace essa causa. Precisamos garantir uma infância protegida, livre de qualquer forma de violência”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Psicologia do UNIJALES promove roda de conversa sobre abuso sexual infantil

Durante todo o mês de maio, o UNIJALES promoveu diversas ações em apoio à campanha “Maio Laranja”, iniciativa nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crian

07 de Junho, 2026

Ações da campanha “Faça Bonito” em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foram realizadas em Santa Salete

A Prefeitura Municipal de Santa Salete, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), realizou entre os dias 18 e 20 de maio diversa

30 de Maio, 2026

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas terá programação especial com teatro e conscientização

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Jales promoverá uma ação especial em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, celebrada na última semana d

20 de Junho, 2026