
A Prefeitura de Jales, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, promoveu de 10 a 15 de agosto a Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral.
Durante o período, foram desenvolvidas atividades educativas em escolas da rede municipal, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção da doença, tanto em humanos quanto em animais. Além de orientações sobre sinais e sintomas, os profissionais reforçaram cuidados simples que podem ser adotados em casa, como a limpeza dos quintais e a eliminação de locais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor.
As visitas começaram no dia 11, na Escola Municipal Profª Jacira de Carvalho. No dia seguinte, foi a vez das escolas Profª Iracema Pinheiro Candeo (Lola) e Profº João Arnaldo Avelhaneda. Na quarta-feira, dia 13, receberam a ação as unidades Maria Olímpia Braga Sobrinho e Eljácia Moreira. O cronograma foi encerrado na quinta-feira, dia 14, nas escolas Profº Alberto Gandur e Profª Elza Pirro Viana.
Para o secretário de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Molina, a iniciativa reforçou a necessidade de pequenas atitudes no dia a dia: “Cuidar do quintal, manter a limpeza dos ambientes e zelar pelos animais de estimação são medidas fundamentais para reduzir os riscos da leishmaniose”.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes, também avaliou os resultados de forma positiva: “Ao levarmos esse conhecimento para os estudantes, formamos verdadeiros agentes multiplicadores, que repassam as orientações para suas famílias e vizinhos. Isso amplia o alcance das ações e fortalece a prevenção na comunidade”.