O Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes”, em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, informa que serão abertas as inscrições para os alunos músicos que tenham interesse em concorrer a bolsas de estudo ofertadas para participação na Orquestra Sinfônica de Jales, conforme a Lei Municipal nº 4.786 de 17 de maio de 2018.
As inscrições poderão ser realizadas de 10 a 20 de janeiro no Centro Cultural “Dr. Edílio Ridolfo” (Rua 8, nº 2270, Centro), ou no Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” (Rua Mississipi, nº 15, Jardim Estados Unidos) de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 13h às 17h. As bolsas serão distribuídas entre músicos colaboradores, com 5 vagas e músicos bolsistas, que contam com 57 vagas disponíveis.
A bolsa de estudo nível 1, para músicos colaboradores, será distribuída entre os instrumentos de madeiras, metais, percussão, cordas friccionadas e cordas dedilhadas. Para se inscrever o músico deve ser maior de 18 anos, comprovar no mínimo quatro anos de estudo no instrumento e prática em grupo, ser estudante universitário ou estar cursando seu respectivo instrumento em conservatório musical ou escola de música e ter liderança frente a grupos. A bolsa mensal tem o valor de R$863,33.
Já a bolsa nível 2, para músicos bolsistas, será distribuída nas seguintes funções: 1 Flauta Piccolo, 2 Flauta Transversal, 2 Oboé, 2 Fagote, 3 Clarinete Bb, 1 Clarone Bb, 2 Sax Alto Eb, 2 Sax Tenor Bb, 1 Sax Barítono Eb, 3 Trompete Bb, 3 Trombone, 3 Trompa F/Bb, 1 Eufônio, 1 Tuba, 14 Violinos, 3 Violas, 5 Violoncelos, 2 Contrabaixos, 1 Mallets, 1 Tímpano e 4 Percussão Sinfônica. Para se inscrever é necessário ter no mínimo 11 (onze) anos de idade, cursar o ensino fundamental, médio ou universitário da rede de ensino municipal, estadual ou particular e estar matriculado na Escola de Música Municipal ou Conservatório Musical local, apresentando autorização dos responsáveis legais no ato da inscrição. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$321,20.
Todos os alunos bolsistas passarão por um processo seletivo que analisará o potencial musical, integrando a Orquestra Sinfônica de Jales aqueles que tiverem bom aproveitamento na prova prática, que consiste na execução dos Hinos de Jales e Hino Nacional, além da prova teórica, que terá como tema o livro “Compêndio de Teoria Elementar da Música” de Osvaldo Lacerda.
As avaliações de aptidão e análises dos currículos serão realizadas no dia 21 de janeiro, sábado, às 13h, com término previsto para as 17h, podendo se estender para o dia 23 de janeiro, segunda-feira, conforme o número de inscrições realizadas.
As demais informações sobre o Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” estão dispostas no Diário Oficial do município através do link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MzA1MTE=.