07 de Junho, 2025 12h06mPolícia

Polícia Federal de Jales deflagra “Operação Vilas” no combate a crimes eleitorais em Parisi

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira, (04/06/25), em Votuporanga, a Operação “VILAS”, fruto de investigação para reprimir crimes de fraude em dezenas de inscrições eleitorais realizadas no Cartório Eleitoral de Votuporanga para tran

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira, (04/06/25), em Votuporanga, a Operação “VILAS”, fruto de investigação para reprimir crimes de fraude em dezenas de inscrições eleitorais realizadas no Cartório Eleitoral de Votuporanga para transferência de eleitores para o município de Parisi, com possível induzimento de eleitores e falsificação de documentos.

Um Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Juízo de Garantias de São José do Rio Preto foi cumprido em Votuporanga, com o objetivo de apreender documentos, celulares e mídias relacionados à prática dos crimes em investigação, além de outros elementos de prova. No local, - constatado como sendo a residência de um ex-vereador do município de Parisi-, foram apreendidos celulares e computadores.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para o setor técnico-científico da Polícia Federal para análise e realização de perícia. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos, buscando identificar a extensão da participação dos eleitores, bem como a identificação de eventuais mandantes dos crimes.

Publicidade

Os investigados poderão, de acordo com a Lei 4.737/65, Código Eleitoral, entre outros, responder pelos crimes: do art. 289, de inscrever-se fraudulentamente eleitor, com pena de reclusão de até 5 anos e multa; do art. 290, de induzir alguém a se inscrever eleitor com infração das normas eleitorais, com pena de  reclusão de até 2 anos e multa; do art. 353, de fazer uso de documentos falsificados ou alterados, com pena de reclusão de até 5 anos e multa.

A Polícia Federal Jales, que atua em uma circunscrição de 44 municípios da região, em conjunto com a Justiça Eleitoral, vem realizando diversas ações dedicadas ao combate de crimes eleitorais. A operação realizada nesta data é a terceira deste ano e a quinta relacionada ao pleito eleitoral municipal de 2024.

Publicidade

Notícias relacionadas

Igreja A Mensagem realiza 6º Bazar do Amor no dia 12 de julho, em Jales

A Igreja A Mensagem promoverá no próximo sábado, dia 12 de julho, a 6ª edição do Bazar do Amor, das 8h às 16h, em sua sede localizada na Avenida Alfonso Rossafa Molina, nº 3104, em frente à A

05 de Julho, 2025

PF deflagra Operação Quimera no combate à fake News e desinformação eleitoral nas redes sociais durante as eleições em Urânia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (15/07), a Operação QUIMERA, que investiga a utilização de um perfil falso em redes sociais durante as eleições municipais em Urânia.

21 de Julho, 2025

Farmácias das Unidades de Saúde de Jales passam a atender em novos horários

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa os horários de funcionamento das farmácias das Unidades de Saúde do município, que sofreram alterações desde o início

16 de Agosto, 2025