07 de Junho, 2025 12h06mPolícia

Polícia Federal de Jales deflagra “Operação Vilas” no combate a crimes eleitorais em Parisi

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira, (04/06/25), em Votuporanga, a Operação “VILAS”, fruto de investigação para reprimir crimes de fraude em dezenas de inscrições eleitorais realizadas no Cartório Eleitoral de Votuporanga para tran

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de quarta-feira, (04/06/25), em Votuporanga, a Operação “VILAS”, fruto de investigação para reprimir crimes de fraude em dezenas de inscrições eleitorais realizadas no Cartório Eleitoral de Votuporanga para transferência de eleitores para o município de Parisi, com possível induzimento de eleitores e falsificação de documentos.

Um Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Juízo de Garantias de São José do Rio Preto foi cumprido em Votuporanga, com o objetivo de apreender documentos, celulares e mídias relacionados à prática dos crimes em investigação, além de outros elementos de prova. No local, - constatado como sendo a residência de um ex-vereador do município de Parisi-, foram apreendidos celulares e computadores.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para o setor técnico-científico da Polícia Federal para análise e realização de perícia. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos, buscando identificar a extensão da participação dos eleitores, bem como a identificação de eventuais mandantes dos crimes.

Publicidade

Os investigados poderão, de acordo com a Lei 4.737/65, Código Eleitoral, entre outros, responder pelos crimes: do art. 289, de inscrever-se fraudulentamente eleitor, com pena de reclusão de até 5 anos e multa; do art. 290, de induzir alguém a se inscrever eleitor com infração das normas eleitorais, com pena de  reclusão de até 2 anos e multa; do art. 353, de fazer uso de documentos falsificados ou alterados, com pena de reclusão de até 5 anos e multa.

A Polícia Federal Jales, que atua em uma circunscrição de 44 municípios da região, em conjunto com a Justiça Eleitoral, vem realizando diversas ações dedicadas ao combate de crimes eleitorais. A operação realizada nesta data é a terceira deste ano e a quinta relacionada ao pleito eleitoral municipal de 2024.

Publicidade

Notícias relacionadas

Igreja A Mensagem realiza 6º Bazar do Amor no dia 12 de julho, em Jales

A Igreja A Mensagem promoverá no próximo sábado, dia 12 de julho, a 6ª edição do Bazar do Amor, das 8h às 16h, em sua sede localizada na Avenida Alfonso Rossafa Molina, nº 3104, em frente à A

05 de Julho, 2025

PF deflagra Operação Quimera no combate à fake News e desinformação eleitoral nas redes sociais durante as eleições em Urânia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (15/07), a Operação QUIMERA, que investiga a utilização de um perfil falso em redes sociais durante as eleições municipais em Urânia.

21 de Julho, 2025

Sarau no Ponto reúne mais de 1.000 pessoas em noite histórica na Praça Dr. Euphly Jales

Na quarta-feira, 9 de julho, a cidade viveu uma noite memorável com a realização de mais uma edição do Sarau no Ponto, que aconteceu na Praça Dr. Euphly Jales.

21 de Julho, 2025