Na região, os municípios referência no atendimento de pacientes que sofreram acidentes com animais peçonhentos são: Jales, Santa Fé do Sul, Fernandópolis, Ouroeste, Auriflama, General Salgado, Votuporanga, Pereira Barreto, Santo Antônio do Aracanguá, Riolândia, Tanabi, São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Andradina, entre outras cidades menores das microrregiões de Rio Preto e Araçatuba.
Em Jales, o atendimento de pacientes vítimas de picadas de escorpião, por exemplo, é feito exclusivamente na UPA 24h, referência para 16 municípios da região.
Em Santa Fé do Sul, o atendimento também é na UPA 24h, referência para seis cidades do entorno.
Em Fernandópolis o atendimento é realizado exclusivamente na Santa Casa da cidade, referência em saúde para 13 municípios daquela região. Mas, quem é de Ouroeste, pode ser atendido no Hospital João Veloso, que também oferece pronto atendimento em alguns casos.
Em Votuporanga, as vítimas também devem buscar ajuda na Santa Casa da cidade, que atende a pacientes de 17 municípios daquela região. Mas, pessoas de Riolândia e General Salgado podem buscar atendimento nas Santas Casas das respectivas cidades.
As Santas Casas de Auriflama, Pereira Barreto, Andradina e Tanabi também oferecem atendimento para acidentes com cobras e escorpiões, por exemplo.
Em casos mais graves, as vítimas são transferidas paras São José Rio Preto, onde são atendidas no Hospital de Base, e Araçatuba, na Santa Casa da cidade.