
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O evento aconteceu no Centro de Convenções da FAMERP, em São José do Rio Preto, e reuniu gestores e técnicos de diversas cidades.
Representando Jales, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza; a chefe da Divisão de Ações Comunitárias de Saúde, Alessandra Dias Marin; a diretora do Departamento de Atenção Especializada à Saúde, Ana Alice Freitas de Castilho Andreo; a diretora do Departamento da Unidade de Avaliação e Controle, Milene Tarlao Navas Settemo; e o chefe de gabinete, José Angelo Caparroz.
A oficina contou ainda com a participação do secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva; representantes da OPAS/OMS no Brasil e do COSEMS-SP, além do diretor da DRS-XV (Departamento Regional de Saúde), Dr. André Baitello.
Durante dois dias de atividades, foram discutidos temas estratégicos como atenção primária, saúde mental, urgência e emergência, média e alta complexidade, telemedicina e integração dos fluxos de atendimento.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a participação de Jales foi fundamental: “A oficina possibilitou importantes debates e pactuações para fortalecer a rede de atenção à saúde. Participar desse processo é essencial para que possamos garantir um atendimento mais ágil, integrado e de qualidade à nossa população”.
O prefeito Luis Henrique Moreira destacou a relevância da presença da equipe municipal: “A saúde é prioridade em nossa gestão e estar presente em espaços de planejamento e discussão como esse nos ajuda a buscar soluções e recursos para melhorar cada vez mais o atendimento no município e em toda a região”.
A iniciativa integra o processo de reorganização do Sistema Único de Saúde que busca reduzir desigualdades no acesso, ampliar a eficiência da rede e aumentar a oferta de serviços. O encontro teve como objetivo pactuar um plano de ação para o aprimoramento da rede assistencial, visando fortalecer e melhorar as ações e serviços de saúde em toda a região.