
Professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Jales participaram do 10º Simpósio de Educação Física Escolar, realizado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Programa de Educação Paralímpica, trouxe neste ano o tema: “Movimento que inclui: Estratégias e Práticas para uma Educação Física Acessível”.
A programação contou com palestras de especialistas renomados, como David Farias Costa, coordenador do Programa Projetos do CPB e do Programa Educação Paralímpica; André Schiliemann, que abordou Educação Física e Esporte para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e Walas Carvalho Viana, que apresentou teoria e prática da Bocha Paralímpica.
A vice-prefeita e secretária municipal de Educação de Jales, Marynilda Cavenaghi Nacca, destacou a relevância da participação do município em eventos como esse:
"Estamos sempre em busca de aprimorar as práticas educacionais em nossa rede. Participar desse simpósio é fundamental para que nossos professores tenham contato com novas metodologias e estratégias inclusivas, garantindo uma Educação Física que respeite e valorize a diversidade dos nossos alunos".
O simpósio foi voltado para profissionais de Educação Física e Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de Votuporanga, além de professores da rede estadual, instituições filantrópicas, particulares e dos municípios integrantes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Noroeste Paulista e do Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista (Cinorp).
A organização contou ainda com o apoio de instituições parceiras, como o Instituto Federal, o ADE do Noroeste Paulista e o Cinorp, reforçando a importância da acessibilidade e da inclusão na prática da Educação Física escolar.