
A Prefeitura de Santa Salete promoveu no sábado, dia 11 de outubro, um dia de atividades voltadas à saúde da mulher, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. A ação integrou a programação do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Durante o evento, 56 mulheres participaram das atividades onde puderam realizar diversos serviços de prevenção e cuidado. Foram realizadas coletas do exame Papanicolau (preventivo do câncer do colo do útero), testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, além do agendamento de mamografias, que serão realizadas no Hospital do Amor de Fernandópolis, referência em oncologia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Rosana Cocharro, o objetivo da ação foi reforçar o cuidado com a saúde da mulher, estimulando a prevenção de doenças e a realização periódica de exames, fundamentais para o diagnóstico precoce. Além disso, as atividades contribuem para o aperfeiçoamento dos indicadores de saúde da Atenção Primária, fortalecendo o trabalho preventivo desenvolvido pela equipe local.
A secretária municipal de Saúde destacou a importância da adesão das mulheres às ações preventivas. “O Outubro Rosa é um momento simbólico, mas queremos que o cuidado com a saúde da mulher aconteça o ano todo. Essas iniciativas salvam vidas e fortalecem o vínculo da população com a rede municipal de saúde”, afirmou Rosana.
A Prefeitura de Santa Salete reforça seu compromisso em promover políticas públicas voltadas à qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde, agradecendo a participação de todas as mulheres que compareceram à ação.