O Novembro Roxo é o mês de alusão a sensibilização da prematuridade, desta maneira, a Santa Casa de Misericórdia de Jales, através da Comissão de Boas Práticas realizou no sábado (23/11) o encontro “Novembro Roxo” que reuniu famílias, pacientes que passaram por atendimento na UTI Neonatal da Santa Casa de Jales, além dos médicos e equipe materno-infantil para um bate-papo que foi marcado com muita emoção, troca de experiências, relatos do trabalho em conjunto entre profissionais e familiares para a promoção dos cuidados adequados e inclusivos aos recém-nascidos.
A chegada de um novo integrante na família é um dos momentos mais aguardados dentro de uma família mesmo quando não acontece da maneira panejada. De acordo com a Associação Brasileira de Pais, Familiares e Amigos Cuidadores de Bebês Prematuros, o problema da prematuridade atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo: 1 em cada 10 bebês nasce prematuro, no Brasil 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou 6 nascimentos prematuros antes de completar 37 semanas.
O diretor técnico e médico pediatra, Dr. Mauro Suetugo contou sobre a história da UTI Neo e o trabalho que é feito na unidade. “Durante esses 25 anos de funcionamento da unidade já atendemos mais de 2.000 prematuros, é gratificante reencontrar alguns desses bebês, todos saudáveis, brincando, isso só mostra o quanto Deus é maravilhoso. Acompanhamos os familiares e entendemos o quanto é um período intenso, de angústia e preocupações, porém ao mesmo tempo trás aquele sentimento de esperança e superação que podemos vivenciar hoje.”
Após a conversa algumas mães contaram sobre as suas experiências durante esse período de internação e tivemos também a participação das enfermeiras e técnicas que contaram algumas histórias emocionantes vivenciadas no dia a dia.
O presidente Edson Roberto da Silva, também parabenizou pelo evento. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse projeto, pela organização e a ideia de reunir as famílias nesse mês de sensibilização sobre a prematuridade, só quem é mãe e pai sabe o amor que um filho pode nos dar. Passar por esses momentos e estarmos juntos nesse dia é motivo para ser comemorado.”
Para abrilhantar ainda mais a manhã, recebemos a visita dos queridos personagens, Mickey Mouse e Minnie que alegram o ambiente brincando com as crianças e familiares. Eles vieram acompanhados da palhacinha Belinha da Turma Du Avesso que realizou pintura facial nos pequenos.
Estiveram presentes no encontro, o Diretor Administrativo, Rafael Carnaz; o médico pediatra de plantão da UTI Neo, Dr. Neri Silva Junior e equipe hospitalar. Todas as fotos estarão disponíveis na página do Facebook da Santa Casa de Jales.
Santa Casa de Jales promove encontro em alusão ao mês da prematuridade
O Novembro Roxo é o mês de alusão a sensibilização da prematuridade, desta maneira, a Santa Casa de Misericórdia de Jales, através da Comissão de Boas Práticas realizou no sábado (23/11) o encontro “Novembro Roxo” que reuniu famílias, paciente
Publicidade
Notícias relacionadas
Agricultura
Comercialização dos alimentos da agricultura familiar no setor público é tema de oficina formativa da CONAB em Jales
Na terça-feira, dia 5 de novembro, foi realizada na Escola Vocacional de Jales a “Oficina Formativa em Compras Públicas da Agricultura Familiar da região de São José do Rio Preto”, que discut