O Novembro Roxo é o mês de alusão a sensibilização da prematuridade, desta maneira, a Santa Casa de Misericórdia de Jales, através da Comissão de Boas Práticas realizou no sábado (23/11) o encontro “Novembro Roxo” que reuniu famílias, pacientes que passaram por atendimento na UTI Neonatal da Santa Casa de Jales, além dos médicos e equipe materno-infantil para um bate-papo que foi marcado com muita emoção, troca de experiências, relatos do trabalho em conjunto entre profissionais e familiares para a promoção dos cuidados adequados e inclusivos aos recém-nascidos.
A chegada de um novo integrante na família é um dos momentos mais aguardados dentro de uma família mesmo quando não acontece da maneira panejada. De acordo com a Associação Brasileira de Pais, Familiares e Amigos Cuidadores de Bebês Prematuros, o problema da prematuridade atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo: 1 em cada 10 bebês nasce prematuro, no Brasil 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou 6 nascimentos prematuros antes de completar 37 semanas.
O diretor técnico e médico pediatra, Dr. Mauro Suetugo contou sobre a história da UTI Neo e o trabalho que é feito na unidade. “Durante esses 25 anos de funcionamento da unidade já atendemos mais de 2.000 prematuros, é gratificante reencontrar alguns desses bebês, todos saudáveis, brincando, isso só mostra o quanto Deus é maravilhoso. Acompanhamos os familiares e entendemos o quanto é um período intenso, de angústia e preocupações, porém ao mesmo tempo trás aquele sentimento de esperança e superação que podemos vivenciar hoje.”
Após a conversa algumas mães contaram sobre as suas experiências durante esse período de internação e tivemos também a participação das enfermeiras e técnicas que contaram algumas histórias emocionantes vivenciadas no dia a dia.
O presidente Edson Roberto da Silva, também parabenizou pelo evento. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse projeto, pela organização e a ideia de reunir as famílias nesse mês de sensibilização sobre a prematuridade, só quem é mãe e pai sabe o amor que um filho pode nos dar. Passar por esses momentos e estarmos juntos nesse dia é motivo para ser comemorado.”
Para abrilhantar ainda mais a manhã, recebemos a visita dos queridos personagens, Mickey Mouse e Minnie que alegram o ambiente brincando com as crianças e familiares. Eles vieram acompanhados da palhacinha Belinha da Turma Du Avesso que realizou pintura facial nos pequenos.
Estiveram presentes no encontro, o Diretor Administrativo, Rafael Carnaz; o médico pediatra de plantão da UTI Neo, Dr. Neri Silva Junior e equipe hospitalar. Todas as fotos estarão disponíveis na página do Facebook da Santa Casa de Jales.
Santa Casa de Jales promove encontro em alusão ao mês da prematuridade
O Novembro Roxo é o mês de alusão a sensibilização da prematuridade, desta maneira, a Santa Casa de Misericórdia de Jales, através da Comissão de Boas Práticas realizou no sábado (23/11) o encontro “Novembro Roxo” que reuniu famílias, paciente
Publicidade
Notícias relacionadas
Educação
Programa de Intercâmbio do CPS contempla aluno de Tecnologia em Agronegócio da Fatec
Tiago Nitani, estudante do curso de Tecnologia em Agronegócio, está comemorando uma grande conquista, que certamente marcará sua vida acadêmica.