26 de Julho, 2025 12h07mSaúde

Santa Casa participa de capacitação de projeto nacional do Ministério da Saúde em SP

Nos dias 14 e 15 de julho, as enfermeiras Erica Bazzo e Daniela Rodrigues, acompanhadas do setor de Qualidade, Gabriel Donda estiveram representando a Santa Casa de Misericórdia de Jales na Sessão de Aprendizagem Presencial do projeto “Saúde em Noss

Nos dias 14 e 15 de julho, as enfermeiras Erica Bazzo e Daniela Rodrigues, acompanhadas do setor de Qualidade, Gabriel Donda estiveram representando a Santa Casa de Misericórdia de Jales na Sessão de Aprendizagem Presencial do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, triênio 2024-2026.

O encontro foi realizado no auditório do Hotel Wyndham Garden, em São Paulo (SP), reunindo instituições de saúde de referência nacional em atendimento pediátrico e neonatal, fortalecendo parcerias e trocas de experiências para aprimorar a qualidade assistencial. 

As palestras foram promovidas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com hospitais de excelência no Brasil, Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hcor Associação Beneficente Síria; Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hospital Israelita Albert Einsten; Hospital Moinho dos Ventos e Hospital Sírio-Libanês. A programação contou com apresentações dos hospitais participantes e oficinas técnicas voltadas à prevenção e ao controle de infecções hospitalares, além de atividades práticas sobre higiene das mãos e análise de indicadores. 

Para os representantes da Santa Casa de Jales, faz toda diferença participar de eventos como esse. “Foi um encontro produtivo no qual pudemos absorver novas experiências e conhecimentos, desde a teoria até a prática, englobando tudo isso no projeto que vem sendo desenvolvido na instituição no setor da UTI Neonatal em monitoramento de indicadores e observação direta de práticas assistenciais.”

Publicidade

O Projeto Saúde em Nossas Mãos

O projeto foi elaborado de forma colaborativa pelos hospitais PROADI-SUS e pelas equipes técnicas da Coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e de Urgência do Departamento de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção à Saúde (CGHOSP/DAHU/SAS/MS). 

Alinhado ao Plano Nacional de Saúde (PNS), o Saúde em Nossas Mãos espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente. 

O Saúde em Nossas Mãos conta com a participação de 204 hospitais, o que representa um aumento de 76% em comparação ao triênio passado. Em dois triênios de execução, o projeto contemplou 304 instituições em 26 estados e no Distrito Federal, totalizando 6.561 leitos de UTI e atingindo 41.212 profissionais. As UTIs participantes alcançaram reduções significativas nas taxas de IRAS e aumentos na adesão à higiene das mãos. O projeto estimula a avaliação do custo-efetividade de processos assistenciais medindo o impacto financeiro significativo a partir da redução das infecções evitadas.

Publicidade

Notícias relacionadas

Santa Casa de Jales participa de Audiência Pública promovida pela Comissão de Saúde da Alesp em Rio Preto

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, participou da Audiência Pública promovida pela Deputada Bruna Furlan, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, reuniu os 102 municípios q

04 de Outubro, 2025

Jales participa da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde do Estado de SP

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

13 de Setembro, 2025

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é marcado por ações da Casa do Migrante

No dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu início a uma série de ações no

13 de Setembro, 2025