No sábado, dia 27 de maio, os integrantes das oficinas Coração Brilhante (BPC), Melhor Idade (pessoas acima de 60 anos), Bem Estar (30 até 59 anos), Jovens do Futuro (adolescentes) e algodão doce (7 até 12 anos), todos atendidos pelo programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participaram de um passeio ecológico na Casa do Bosque e no Parque da Cultura, ambos em Votuporanga. O passeio foi promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e com apoio da Prefeitura Municipal de Urânia.
A visita teve início na Casa do Bosque, que é um local bem arborizado com árvores nativas e espécies raras, conta com uma passarela de madeira para que os visitantes fiquem próximos da natureza. O grupo concluiu o passeio no Parque Cultural, que abriga biblioteca, museu, sala de cinema, espaço para exposições, auditório aberto, sala de oficinas, cafeteria e, além disso, toda a estrutura da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Segundo Izenir Fátima Lima de Souza, Coordenadora Municipal de Assistência Social e Assistente Social, o que mais chamou a atenção dos integrantes das oficinais foram os objetos antigos no museu, tais como máquinas de costura, malas, ferros de passar roupa, dentre outros itens. Os passeios que são realizados pelo SCFV e ofertados pelos CRAS sempre no último sábado de cada mês.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Aparecida de Oliveira, os passeios “são muito importantes, pois as interações vivenciadas ao longo das atividades, como as brincadeiras em conjunto, ajudam crianças, adolescentes, adultos e idosos a compartilharem experiências, emoções, cuidados, sendo um momento de estreitar laços, trocar afeto e conquistar mútuos aprendizados e, assim, conviver”.
Todo o passeio foi supervisionado pela Orientado Social, Vanessa Ferreira, pela Facilitadora de Oficina, Nathália Brito, e pela Coordenadora Municipal de Assistência Social, Izenir Fátima Lima de Souza.