02 de Agosto, 2025 12h08mTurismo

Jales atrai visitantes e se destaca como polo de turismo de proximidade no noroeste paulista, relata a pesquisa da Fatec

Jales, Munícipio de Interesse Turístico (MIT), tem se consolidado como um importante polo de turismo de proximidade, especialmente para moradores de cidades vizinhas.

Jales, Munícipio de Interesse Turístico (MIT), tem se consolidado como um importante polo de turismo de proximidade, especialmente para moradores de cidades vizinhas. É o que aponta o relatório de Demanda Turística 2024/2025, elaborado pela Fatec Jales em parceria com a Prefeitura Municipal. Com base em 104 entrevistas com visitantes de fora da cidade, o estudo traz um panorama detalhado do perfil, comportamento e percepções de quem escolhe Jales como destino.

Turismo regional: o coração da demanda - gráfico

O levantamento mostra que 77,88% dos visitantes vêm do próprio estado de São Paulo, com destaque para cidades como Fernandópolis, São José do Rio Preto, Votuporanga e até a capital. A proximidade geográfica, os vínculos familiares e a busca por serviços são os principais motores desse fluxo.

Visitas com propósito afetivo e funcional

A principal motivação dos turistas é a visita a parentes e amigos (28,57%), seguida por passeios e estudo. Os dados indicam um perfil de turismo familiar, com muitos visitantes se hospedando na casa de conhecidos (55,41%) e viajando de carro próprio (66,35%).

“O turismo de raízes, ligado a vínculos afetivos, e o turismo funcional, como o acesso a serviços de saúde, educação e compras, ainda são os grandes pilares do fluxo turístico local”, explica a equipe da Fatec no relatório.

Permanência na cidade

Mais de 23% dos entrevistados não pernoitaram na cidade, caracterizando o turismo de bate-volta. Outros permanecem por curtos períodos, como fins de semana ou até cinco dias. Ainda assim, 63% dos visitantes gastam até R$ 200 por dia, um indicativo de potencial para o comércio, gastronomia e serviços locais.

Pontos fortes e desafios

Publicidade

Entre os aspectos mais elogiados, destacam-se o acolhimento da população, a limpeza urbana, a segurança e o comércio local. O atendimento em restaurantes e lojas também obteve avaliações positivas. Em contrapartida, poucas opções de lazer noturno foi um dos pontos mais criticados.

Eventos

A Festa do Peão e os eventos sociais e religiosos lideram entre as atividades que atraem visitantes, seguidos por eventos culturais e educacionais. No entanto, 29,81% dos entrevistados não participaram de nenhum evento, o que acende um alerta para que este setor possa ser ainda mais potencializado.

Oportunidade para o futuro

O estudo conclui que Jales possui grande potencial para expandir seu turismo, especialmente ao valorizar o turismo de proximidade e investir em infraestrutura, sinalização, atividades culturais, lazer noturno e roteiros temáticos. Iniciativas como calendários de eventos regionais, parcerias com o comércio e roteiros integrados de fim de semana podem ampliar ainda mais a atratividade da cidade, apontou a pesquisa.

Para gestores públicos e empresários, os dados representam uma ferramenta estratégica para planejar ações e fortalecer a presença de Jales no mapa do turismo regional, já que a cidade é Munícipio de Interesse Turístico (MIT).

“Jales vem se destacando como um destino acolhedor e atrativo. Nosso povo, nossa cultura, nosso comércio, o setor de saúde, educação e religioso são grandes forças do turismo local. Vamos seguir trabalhando para fortalecer ainda mais esse setor e colocar Jales no mapa do turismo estadual com orgulho”, destacou o prefeito, Luis Henrique Moreira.

Publicidade

Notícias relacionadas

Projeto Visita a Maternidade da Santa Casa de Jales reúne gestantes de Dolcinópolis, Jales, Urânia, Santa Fé do Sul e Ouroeste

O projeto Visita a Maternidade referente ao mês de outubro foi realizado na terça-feira (14/10) com a participação das mamães de Jales, Dolcinópolis, Urânia, Santa Fé do Sul e Ouroeste.

25 de Outubro, 2025

Santa Albertina conquista, pela primeira vez na história, certificado de Município VerdeAzul e recebe a maior pontuação entre os municípios da região

É com enorme satisfação que anunciamos que o município de Santa Albertina acaba de ser contemplado, pela primeira vez, com o Selo de Certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) — reco

13 de Dezembro, 2025

Cáritas Diocesana de Jales promove reunião com mulheres da sociedade civil e de instituições do município

Na tarde de terça-feira, dia 9 de dezembro, a Cúria Diocesana de Jales foi local da reunião sobre a realidade das mulheres do município de Jales, promovido pela Cáritas Diocesana de Jales.

13 de Dezembro, 2025