06 de Dezembro, 2021 23h12mColuna Notícias da Diocese por por Dom Reginaldo Andrietta

É tempo de restauração

Deus nos dá a graça de termos n’Ele a nossa fé e esperança.

Pe. Mário Roberto Rodrigues Faria, Adm. da Paróquia São José Operário (Jales) e Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade
Pe. Mário Roberto Rodrigues Faria, Adm. da Paróquia São José Operário (Jales) e Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade

Deus nos dá a graça de termos n’Ele a nossa fé e esperança. A esperança nos conduz, nos motiva, nos alenta, nos dá forças! Afinal, ter esperança significa termos expectativas sobre o futuro, paciência enquanto o aguardamos, desejarmos os benefícios que estão associados a esse futuro e confiarmos nas promessas divinas. Por isso, a esperança vem ancorada na fé, pois a fé é a convicção de acreditarmos naquilo que não vemos nem tocamos, mas podemos senti-la em nosso relacionamento com Deus, através de um processo dialogal que se chama oração.

Temos, nestas quatro semanas vindouras, a graça de podermos trilhar um caminho aberto por Deus, o qual devemos percorrer de corpo e alma! Isso significa sabermos aproveitar desse kairós, palavra grega que significa “tempo oportuno”, “ocasião privilegiada para acontecer algo importante”. Todo tempo é oportuno para aqueles que têm fé, que acreditam em Deus! Por isso, recordamos o profeta Isaías (35,3) que nos diz:“Fortaleçam as mãos cansadas e firmem os joelhos cambaleantes. Digam aos corações desanimados: Sejam fortes! Não tenham medo!”

Viver este advento de 2021 é dar ressignificação a todo tipo de sofrimento que nós, a nossa cidade, o nosso país e o nosso mundo experimentaram e continuam a experimentar desde o início dessa terrível pandemia de Covid-19! Portanto, não podemos ficar parados e esperar as coisas acontecerem ou se resolverem por si mesmas! Somos chamados, por Deus e pelo nascimento de seu Filho, a esperançar este nosso mundo! Isso mesmo, esperançar é mais do que ter esperança, algo um tanto passivo! Esperançar é ter a iniciativa, a coragem de fazer a diferença em um mundo tão desigual e tão injusto quanto o nosso!

Publicidade

Vale a pena, aqui, lembrar o que nos diz Papa Francisco em sua Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), em seu parágrafo 88: «A partir da intimidade de cada coração, o amor cria vínculos e amplia a sua existência, quando arranca a pessoa de si mesma para o outro. Feitos para o amor, existe em cada de nós uma espécie de “lei de ‘êxtase’: sair de si mesmo para encontrar nos outros um acréscimo de ser.”».

É preciso ficar bem claro o seguinte: se não estiver fundamentada em Deus e em suas promessas, a esperança é fútil, especialmente se for depositada em meios humanos de realização. Por isso, Jesus é o mestre da esperança! É dele e com Ele que aprendemos a confiar, mesmo contra todas as evidências! Em 2022, a Campanha da Fraternidade nos estimulará a ingressarmos nessa escola de discipulado, nessa escola de missionários do reino que desejam esperançar o mundo. O tema será “Fraternidade e Educação”, e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Este próximo ano também nos trará o desafio de aprendermos a ter as mesmas opções e espiritualidade de Cristo, à luz do Evangelho Segundo Lucas.

Publicidade

Dom Reginaldo Andrietta

Batizado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 16 de junho de 1957. Crismado na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassunuga, no dia 27 de maio de 1962. Primeira Eucaristia na Paróquia Santo Antonio, Pirassununga, no dia 17 de junho de 1965. Ordenado Diácono na Igreja São Luiz Gonzaga, Paróquia São Benedito, Americana – SP, no dia 19 de outubro de 1982. Ordenado presbítero na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado Bispo para a Diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015. Sua ordenação Episcopal foi realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basília Santuário Santo Antonio de Pádua. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016. Seu lema Episcopal é: “A Serviço do Bem Comum”

Notícias relacionadas

Força-tarefa de limpeza de residências é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Urânia e a Vigilância Sanitária

A Prefeitura Municipal de Urânia, sob a liderança da coordenadora da IEC (Informação, Educação e Comunicação) Elizangela Rodrigues, realizou hoje, quinta-feira (16), uma força-tarefa de limpe

25 de Janeiro, 2025