O prefeito Luis Henrique Moreira esteve na manhã da quinta-feira, dia 14 de outubro, em São José do Rio Preto para a assinatura de um convênio do Programa Novo Melhor Caminho, lançado pelo governador João Doria em solenidade realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, deputados, prefeitos e lideranças de mais de 400 municípios marcaram presença e acompanharam o lançamento do programa destinado a recuperação de estradas rurais.
Luis Henrique assinou convênios para a recuperação das estradas rurais JAL 377, no Córrego da Sofia e da JAL 150 no Córrego Ribeirão Lagoa.
Na ocasião, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, representou os demais prefeitos presentes e realizou a assinatura do convênio do Programa no palco, com a presença do secretário-executivo da SAA, Francisco Matturro, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, dos deputados federais Arnaldo Jardim e Geninho Zuliani, do presidente da Alesp, deputado estadual Carlão Pignatari, e dos deputados estaduais Analice Fernandes, Márcio da Farmácia e Léo Oliveira.
De acordo com o governo de São Paulo, o programa foca na adequação e conservação das estradas rurais e, consequentemente, no desenvolvimento da zona rural e da agricultura.
O prefeito Luis Henrique destacou que o programa Melhor Caminho “estimula o desenvolvimento da zona rural e simplifica a vida do agricultor, já que favorece o escoamento da produção agropecuária, além de contribuir para diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios. Ainda beneficia a trafegabilidade e a segurança nas estradas. Por isso ficamos muito felizes em poder incluir duas importantes estradas rurais de Jales no Novo Melhor Caminho”.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges ressaltou que o Melhor Caminho é uma reivindicação de todos: produtores rurais, cooperativas, associações, agroindústrias, empresários, municípios, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
"O Melhor Caminho existe desde 1997. Em 21 anos atendeu 12 mil km de estradas rurais, aproximadamente 500 km por ano. Agora, com o Novo Melhor Caminho, atenderemos 5.000 km de estradas rurais em apenas um ano, o que é 10 vezes mais”, disse Itamar.
O governador João Doria completou dizendo que “as obras do Melhor Caminho já começam neste mês de outubro, com geração de 2 mil empregos diretos nas obras dos 5 mil km de estradas do Programa".
O evento foi aberto ao público e seguiu todos os protocolos sanitários para prevenção e controle da pandemia da covid-19.