Os vereadores Deley Vieira (DEM) e Hilton Marques (PT), em requerimento, questionaram se a Prefeitura vai promover o treinamento em primeiros socorros dos profissionais de ensino infantil e fundamental do município de Jales, de acordo com o que estabelecem as Leis Municipais 4792/2018 e 4406/2015.
Marques e Vieira explicaram que a Lei 4792/2018, denominada Lei Lucas Begalli Zamora estabeleceu a obrigatoriedade de treinamento teórico-prático em primeiros socorros aos profissionais da rede de ensino infantil e fundamental de Jales. A Lei 4406/2015 instituiu a obrigatoriedade de realização de palestras com treinamento sobre noções básicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes aos servidores lotados em creches instaladas no município de Jales. De acordo com os vereadores, essas leis contribuem para evitar acidentes, inclusive fatais, na rede de ensino, como já ocorreu em outros municípios do país.
Deley falou sobre a propositura: “Essa lei foi feita em 2018, pelo vereador Chico do Cartório, e vi no Fantástico que são pouquíssimas cidades que investem em treinamento de crianças. Perguntei nas Emeis se as profissionais tinham feito treinamento e responderam que não. Tomara que a Administração, em parceria com o Corpo de Bombeiros ou alguma empresa, promova o treinamento”.
A vereadora Andrea Moreto falou sobre a propositura: “Está sendo realizado hoje o treinamento dos servidores pelo Samu e amanhã será para funcionários das escolas”.
Os parlamentares indagaram à Prefeitura se os servidores passaram por treinamento em 2022 e quantos servidores já foram treinados e atualizados em cada unidade escolar.