14 de Junho, 2025 12h06mEducação

Escola Dom Artur Horsthuis realiza ação ambiental com plantio de mudas de árvores

A Escola Estadual Dom Artur Horsthuis está participando do Concurso Restaura Natureza com um grupo de cinco alunos do Oitavo Ano do Ensino Fundamental.  A Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas (Restaura Natureza) é uma inicia

A Escola Estadual Dom Artur Horsthuis está participando do Concurso Restaura Natureza com um grupo de cinco alunos do Oitavo Ano do Ensino Fundamental.  A Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas (Restaura Natureza) é uma iniciativa educativa para promover a cultura e a vivência de restauração a partir da comunidade escolar.  A ação é homologada à Década de Restauração dos Ecossistemas das Nações Unidas - 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – Agenda 2030 da ONU). Para contribuir com o projeto, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio-Ambiente desenvolveu parte das atividades em conjunto com a escola.

O viveiro Municipal de Jales, mantido pela prefeitura cedeu mudas nativas para serem plantadas pelos alunos na matinha do JACB com o apoio do Professor Moisés Marcolino, e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do secretário de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Manoel de Aro e do diretor do Departamento de Meio Ambiente, João Gabriel Segantine, juntamente com a comunidade escolar. O projeto representa uma ação permanente com o intuito de formar jovens protagonistas, responsáveis e conscientes do seu papel para formação de uma sociedade mais sustentável.

A Restaura Natureza mostra de forma prática as razões para regenerar tanto a natureza quanto a conexão das pessoas com ela e, assim, restaurar o equilíbrio da vida humana no planeta. Os estudantes participantes, professores e comunidades escolares também terão contato com formas de restaurar, incentivar, criar e experimentar possibilidades de contato com a preservação da natureza. O Projeto coloca a escola como elemento central para a formação de uma nova consciência ambiental e o desenvolvimento de hábitos sustentáveis.

Publicidade

Contando com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que indicou uma área a ser restaurada nas proximidades do Conjunto Habitacional José Antônio Caparroz Bogaz, a qual sofreu um incêndio em 2023, a Equipe Escolar (professores, gestores, alunos, pais e funcionários) apoiou e incentivou o desenvolvimento do projeto.

O secretário Manoel de Aro ressaltou que “foi muito gratificante poder contribuir com esse projeto que ajuda a preservar o nosso meio ambiente. No dia 9 de maio, fizemos juntamente com os alunos uma visita à Matinha do JACB para conhecermos a área e no dia 13 fomos ao Viveiro Municipal, onde os alunos puderam conhecer toda a nossa estrutura, antes de realizar o plantio no dia 15, em uma área na Matinha do JACB”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Santa Salete encerra ano letivo com atividades especiais de Natal na escola

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Salete realizou, nesta semana, o encerramento das atividades letivas com um trabalho especial sobre o tema Natal, desenvolvido dentro das salas de aula e

13 de Dezembro, 2025

Escola Livre de Teatro celebra 35 anos com números históricos e intensa imersão cultural em 2025

Em 2025, o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro celebrou seus 35 anos de trajetória reafirmando seu papel fundamental na cena cultural brasileira.

10 de Janeiro, 2026

Mostra Escola Livre de Teatro chega ao fim com espetáculos cheios de emoção e diversão

A última segunda-feira, 24 de novembro, marcou o encerramento da 31ª Mostra da Escola Livre de Teatro de Jales, um evento que transformou o Teatro Municipal em palco de emoção, aprendizado e celeb

29 de Novembro, 2025