
O Janela Mágica, projeto de cinema itinerante com apoio da Prefeitura de Jales, reuniu em dois dias mais de 700 pessoas em sessões gratuitas realizadas em duas escolas municipais. A iniciativa tem como objetivo levar cultura, por meio do cinema, aos bairros mais afastados da cidade.
Na segunda-feira, dia 16, a exibição aconteceu na Escola Municipal Profº João Arnaldo Andreu Avelhaneda. Já na terça-feira, dia 17, foi a vez da Escola Municipal Profª Jacira de Carvalho receber o projeto.
As sessões reuniram alunos, familiares e moradores da comunidade, que assistiram à animação nacional Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro. O filme conta a história de um chef de cozinha que viaja pelo mundo em busca dos ingredientes perfeitos e acaba se envolvendo em várias confusões. Durante a exibição, o público recebeu pipoca e refrigerante gratuitamente, em parceria com a Saboraki.
“Quero agradecer a toda equipe gestora das escolas e às professoras pela ajuda e empenho no projeto. O Janela Mágica tem a missão de levar cinema nacional para dentro das escolas. Queremos dar continuidade no ano que vem e nosso plano é chegar a todas as unidades escolares”, explicou Fran Moro, produtora executiva do projeto.
O Janela Mágica promove sessões de cinema nacional em escolas públicas de Jales, estimulando o encontro entre audiovisual e educação. Com uma curadoria voltada para a diversidade, o encantamento e a formação crítica, o projeto transforma o espaço escolar em um ambiente de fruição e descoberta, onde o cinema se torna ferramenta de imaginação, diálogo e pertencimento.
A realização é feita com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com produção da Kannon Filmes, e conta com apoio da Prefeitura de Jales, Saboraki e Immagini Animation Studios.