19 de Abril, 2025 12h04mInfraestrutura

Vereadores pedem melhorias nos pontos de ônibus de Jales

Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 7 de abril, na 1817ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, no Requerimento nº 45/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), são solicitadas informações à Prefeitura sobre a ins

Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 7 de abril, na 1817ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, no Requerimento nº 45/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), são solicitadas informações à Prefeitura sobre a instalação de pontos de ônibus devidamente sinalizados e com estrutura adequada para a população.

 Na propositura, a parlamentar colocou que muitos pontos de ônibus não possuem sinalização adequada, cobertura ou bancos para acomodação dos usuários enquanto aguardam o transporte, e argumentou que a ausência de informações sobre os locais de parada dos ônibus dificulta o acesso da população ao serviço, gerando transtornos principalmente para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 “Não tem identificação nenhuma e os pontos com bastante acesso de pessoas são descobertos. Pedi para fazer um anteprojeto de lei comparado ao da Prefeitura de Vinhedo, que implantou o programa ‘Adote um ponto de ônibus’. Acho que é importante, é um local onde a empresa pode colocar sua propaganda de negócios”, apontou Moreto na Sessão Ordinária.

Publicidade

 Ela mencionou como problemático o ponto de ônibus localizado próximo ao aeroporto, na Avenida Paulo Marcondes, “onde moradores do município e de fora esperam debaixo de sol e chuva”. “Precisamos desse cronograma de horário que é disponibilizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, mas não temos os pontos por onde o ônibus passa. Então deveria ser marcado. Com nosso coletivo hoje gratuito, temos muitos idosos de bairros distantes que não frequentavam o comércio, por não terem veículos, e agora frequentam. Então precisamos ter respeito por esses moradores”, salientou.

 O Edil Fábio Kazuto Matsumura (PRD) aproveitou para mencionar que recentemente fez uma Indicação relacionada aos pontos de ônibus. “Fiz um pedido para a cobertura desses pontos, a identificação e até dei uma sugestão de a própria empresa de transporte fazer essa benfeitoria, mas como a Andrea deu essa possibilidade [de empresas adotarem os pontos], quem sabe [seja possível] fazer as propagandas e uma parceria público-privada”, apontou.

 O Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), afirmou que “a parceria público-privada dá certo e tira um pouco da responsabilidade do próprio poder público”. “Você dá o espaço para a empresa fazer sua propaganda e em contrapartida, a municipalidade vai economizar no gasto que teria na manutenção dos pontos de ônibus. Que o poder público possa dar oportunidade a esse Requerimento para essa parceria público-privada”, disse.

Publicidade

Notícias relacionadas

Santa Casa reúne vereadores de Jales para prestação de contas e entrega de equipamentos

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, representada pelo presidente Edson Roberto da Silva, recebeu os vereadores da cidade de Jales para uma Prestação de contas e entrega de equipamentos adquirido

05 de Outubro, 2025

Vereadores de Jales cobram conclusão das obras do Viaduto “Antônio Amaro”

Os vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) e Leandro Antonio Bigotto (PL), por meio do Requerimento nº 174/2025, aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 22 de setembro, na 1834ª

04 de Outubro, 2025

Possibilidade de PPP para implantação de bicicletários em pontos de Jales está em análise, diz Secretaria

Em resposta ao Requerimento nº 139/2025, do Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL), a Secretária Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Beatriz Renesto Faile, informou que está em est

13 de Setembro, 2025