19 de Abril, 2025 12h04mInfraestrutura

Vereadores pedem melhorias nos pontos de ônibus de Jales

Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 7 de abril, na 1817ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, no Requerimento nº 45/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), são solicitadas informações à Prefeitura sobre a ins

Aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 7 de abril, na 1817ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, no Requerimento nº 45/2025, da Vereadora Andrea Cristina Moreto Gonçalves (PODE), são solicitadas informações à Prefeitura sobre a instalação de pontos de ônibus devidamente sinalizados e com estrutura adequada para a população.

 Na propositura, a parlamentar colocou que muitos pontos de ônibus não possuem sinalização adequada, cobertura ou bancos para acomodação dos usuários enquanto aguardam o transporte, e argumentou que a ausência de informações sobre os locais de parada dos ônibus dificulta o acesso da população ao serviço, gerando transtornos principalmente para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 “Não tem identificação nenhuma e os pontos com bastante acesso de pessoas são descobertos. Pedi para fazer um anteprojeto de lei comparado ao da Prefeitura de Vinhedo, que implantou o programa ‘Adote um ponto de ônibus’. Acho que é importante, é um local onde a empresa pode colocar sua propaganda de negócios”, apontou Moreto na Sessão Ordinária.

Publicidade

 Ela mencionou como problemático o ponto de ônibus localizado próximo ao aeroporto, na Avenida Paulo Marcondes, “onde moradores do município e de fora esperam debaixo de sol e chuva”. “Precisamos desse cronograma de horário que é disponibilizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, mas não temos os pontos por onde o ônibus passa. Então deveria ser marcado. Com nosso coletivo hoje gratuito, temos muitos idosos de bairros distantes que não frequentavam o comércio, por não terem veículos, e agora frequentam. Então precisamos ter respeito por esses moradores”, salientou.

 O Edil Fábio Kazuto Matsumura (PRD) aproveitou para mencionar que recentemente fez uma Indicação relacionada aos pontos de ônibus. “Fiz um pedido para a cobertura desses pontos, a identificação e até dei uma sugestão de a própria empresa de transporte fazer essa benfeitoria, mas como a Andrea deu essa possibilidade [de empresas adotarem os pontos], quem sabe [seja possível] fazer as propagandas e uma parceria público-privada”, apontou.

 O Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), afirmou que “a parceria público-privada dá certo e tira um pouco da responsabilidade do próprio poder público”. “Você dá o espaço para a empresa fazer sua propaganda e em contrapartida, a municipalidade vai economizar no gasto que teria na manutenção dos pontos de ônibus. Que o poder público possa dar oportunidade a esse Requerimento para essa parceria público-privada”, disse.

Publicidade

Notícias relacionadas

Jales receberá Carreta do Museu Catavento nos dias 19 e 20 de novembro

Uma atração especial promete encantar crianças, jovens e adultos: a Carreta do Museu Catavento .

15 de Novembro, 2025

Santa Casa reúne vereadores de Jales para prestação de contas e entrega de equipamentos

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, representada pelo presidente Edson Roberto da Silva, recebeu os vereadores da cidade de Jales para uma Prestação de contas e entrega de equipamentos adquirido

05 de Outubro, 2025

Vereadores de Jales cobram conclusão das obras do Viaduto “Antônio Amaro”

Os vereadores Hilton Alessandro Marques de Oliveira (PT) e Leandro Antonio Bigotto (PL), por meio do Requerimento nº 174/2025, aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 22 de setembro, na 1834ª

04 de Outubro, 2025