08 de Novembro, 2025 12h11mMundo

Bispo de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, participará da COP30 em Belém (PA)

O bispo da Diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025.

O bispo da Diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas, representantes de organizações civis e instituições religiosas em torno de discussões sobre o enfrentamento da crise climática global.

Dom Reginaldo viajará à capital paraense como representante da Rede Eclesial do Trabalho Organizado (RETO), da qual é coordenador internacional, a convite da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), do Vaticano. A RETO é uma rede vinculada ao Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e atua na articulação entre fé, justiça social e meio ambiente, com foco na dignidade do trabalho e na sustentabilidade.

“Participarei na COP30, como representante da Rede Eclesial do Trabalho Organizado (RETO), da qual sou coordenador internacional, a convite da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), do Vaticano. Essa Rede Eclesial é associada ao Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM). Participarei em atividades relacionadas, prioritariamente, ao mundo do trabalho, na perspectiva socioambiental. Comporei o Painel coorganizado com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), no dia 18, das 15h às 17h, no Pavilhão Iberoamérica Viva - Zona Verde, stand da OEI, sobre o tema: Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs): Organizando a Esperança. Estamos Fazendo o Suficiente?”, explicou o bispo.

Publicidade

A presença de Dom Reginaldo reforça o compromisso da Igreja Católica com a defesa da Casa Comum, tema constantemente destacado pelo Papa Francisco desde a publicação da encíclica Laudato Si’. Na COP30, espera-se que líderes religiosos contribuam para o diálogo entre fé e sustentabilidade, incentivando políticas públicas e ações concretas que unam justiça social e cuidado ambiental.

A conferência, que ocorrerá pela primeira vez na Amazônia, deve reunir delegações de quase 200 países. Para Dom Reginaldo, a participação da Igreja nesse espaço é fundamental para lembrar que as questões climáticas e sociais são inseparáveis, e que o cuidado com o meio ambiente é também uma expressão de solidariedade com os mais pobres e vulneráveis.

Publicidade

Notícias relacionadas

Atletas de Vôlei de Santa Salete participam de amistoso em Santana da Ponte Pensa

A Prefeitura de Santa Salete, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, segue incentivando o esporte e apoiando o desenvolvimento dos jovens atletas do município.

08 de Novembro, 2025

Assembleia realizada em Jales define nova coordenação dos Cursilhos da Arquidiocese de São José do Rio Preto

No dia 11 de outubro, sábado, aconteceu na Escola Vocacional, em Jales, a Assembleia Extraordinária do Grupo Executivo Regional (GER) do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) do então regiona

01 de Novembro, 2025

Delegacia de Defesa da Mulher doa instrumento musical apreendido para o polo do GURI em Jales

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jales protagonizou um gesto de empatia e transformação nesta terça-feira, 22 de outubro de 2025.

01 de Novembro, 2025