
No dia 04 de novembro, o IBGE divulgou dados inéditos, a partir do Censo Demográfico de 2022, sobre os nomes próprios e sobrenomes mais frequentes no país em níveis nacional e municipal. Confira os principais destaques para o Brasil e para o município de Jales.
Panorama nacional
- Entre as mulheres, o nome mais comum é Maria, com 12.224.470 registros, seguido de Ana, com 3.929.951
- Entre os homens, o nome mais frequente é José, com 5.141.822 de pessoas, sendo João, com 3.410.873, o segundo mais comum
- Em relação aos sobrenomes, o mais comum é Silva, com cerca de 34 milhões de brasileiros registrados com esse sobrenome, seguido de Santos, com mais de 21 milhões.
Esses dados mostram a persistência de tradições históricas e culturais no Brasil na escolha de nomes — por exemplo, nomes bíblicos ou de uso secular que atravessam gerações.
Jales
No município de Jales, a ferramenta do IBGE revela que as escolhas seguem o padrão nacional, embora em escala menor, naturalmente.
- O nome feminino mais comum em Jales é Maria, com 2.083 registros
- O nome masculino mais frequente no município é José, com 969 pessoas registradas
- O sobrenome mais presente em Jales é Silva, com cerca de 5.600 ocorrências no município.
Esses dados locais reafirmam que os grandes padrões nacionais se manifestam também em pequenas e médias cidades — o que pode refletir tanto migração, quanto continuidade cultural e familiar das regiões.
Como consultar mais
O IBGE disponibiliza a base de dados “Nomes no Brasil”, onde é possível consultar nomes e sobrenomes de acordo com sexo, período de nascimento, município, estado e outros recortes.




















