Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, totens do sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Jales ajudaram a Polícia Militar a capturar um procurado e suspeito de homicídio. A investigação teve início com o encontro de um cadáver em córrego, quando as Polícias Civil e Científica foram acionadas para iniciar as investigações do ocorrido e causa da morte.
Durante o processo, um veículo Astra, de cor prata, possivelmente envolvido no caso, foi identificado pelo totem de monitoramento localizado na Avenida Guilherme Soncini. Equipado com LPR (sistema de identificação de placas), o sistema emitiu um alerta de localização e, posteriormente, detectou o automóvel em um totem próximo ao bairro JACB, iniciando assim, o monitoramento do veículo do suspeito. Ao tentar fugir em direção à cidade de Fernandópolis, o indivíduo foi finalmente interceptado e capturado pela Polícia Militar.
“O sistema de videomonitoramento de Jales representa um avanço significativo na segurança pública, agregando uma série de tecnologias de ponta para monitoramento e comunicação. Com uma estrutura projetada para oferecer segurança e promover o bem-estar da população, os totens de videomonitoramento desempenham um papel fundamental na gestão da segurança pública e na otimização dos recursos municipais, além de agir como um forte elemento dissuasor da criminalidade” ressaltou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Angelo Caparroz Vieira.
De acordo com informações da diretora de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Jales, Beatriz Renesto Faile, “o sistema responsável pela leitura de placas registra aproximadamente 25 a 30 mil leituras de placas diárias, auxiliando muito na segurança do trânsito, como na captura de veículos roubados, que colidem e evadem do local, entre outros. Outro dado importante é que os totens de segurança nas vias públicas fizeram cair os índices de infrações de trânsito em aproximadamente 20%, contribuindo para a diminuição do excesso de velocidade dos veículos, dos estacionamentos irregulares, vandalismo, entre outros”.
Sobre os totens
Os totens estão equipados com um botão de emergência, que pode ser acionado pela população para alertar rapidamente as autoridades em situações de risco, e contam com um sistema de mensagens de áudio que reproduz campanhas educativas e informativas. Os totens oferecem também um intercomunicador para contato direto com autoridades de segurança e um comunicador de alta intensidade para mensagens sonoras à população e a suspeitos.
Para cobertura total do ambiente, os totens possuem câmeras de 360º que captam imagens continuamente, além de câmeras Speed Dome, que permitem o monitoramento de longa distância e controle remoto. Toda a estrutura é blindada contra armas de pequeno calibre e atos de vandalismo, contando com um sensor que ativa alarmes e notifica automaticamente as autoridades em caso de danos.
Outro diferencial importante é a análise inteligente de vídeo, que possibilita a detecção automática de situações de risco, como aglomerações suspeitas, invasões a áreas restritas, e a circulação de veículos em locais controlados. A tecnologia embarcada também oferece reconhecimento de placas e de faces, e é capaz de detectar disparos de armas de fogo, contribuindo com a segurança de áreas monitoradas em tempo real.
Desenvolvida com inovação e tecnologia brasileira patenteada, a presença desses totens em Jales traz maior segurança à comunidade, atuando como um sistema completo que integra monitoramento, prevenção e resposta a emergências em uma plataforma interativa e eficaz. Além de auxiliar na resolução de investigações, como a ocorrida esta semana, o sistema destaca-se por promover uma qualidade de vida mais segura e conectada para todos os munícipes.