08 de Abril, 2023 08h04mCultura

Festival 15 Anos Auto da Camisinha encerra temporada em Jales e região

A maratona de apresentações aconteceu no período de 18 de março a 05 de abril. A mostra ocupou vários pontos da cidade como praças, escolas, uma delas em Dolcinópolis, além do Teatro Municipal de Jales.

A maratona de apresentações aconteceu no período de 18 de março a 05 de abril. A mostra ocupou vários pontos da cidade como praças, escolas, uma delas em Dolcinópolis, além do Teatro Municipal de Jales.

Os Agentes do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA estiveram em todas as apresentações e realizaram testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e distribuíram insumos e orientações de prevenção. 

Ao todo foram 11 apresentações da peça teatral e atividades diversas que aconteceram no período, como o Simpósio - Teatro e os Temas Transversais na Câmara Municipal, realizado no último dia 03 de abril, que contou  com a presença dos secretários: Carlos Roberto Altimari (Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo), Adriana Juliano Mendes Campos, (Educação), Douglas Zilio (Comunicação), Reginaldo Viotta  (Administração), da Coordenadora do Curso de Serviço Social da Unijales, Maria Aparecida Moreira Martins, da Coordenadora do SAE/CTA Dieine Morise, do ator Manoel de Matos, além da ilustre presença da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi.

“Esse Simpósio foi muito importante para definirmos os rumos do nosso trabalho enquanto agentes da cultura em Jales e no interior paulista. Vamos alinhar as ideias e buscar parcerias com o objetivo de fomentar cada vez mais a arte em nossa cidade e região”, afirma Clayton Campos, diretor do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales.

Publicidade

Outra atividade importante para o festival foi o acompanhamento de uma equipe profissional de filmagem para a realização de um documentário sobre a trajetória do Auto da Camisinha. Atrizes e atores que atuaram em algum momento da montagem participaram de um encontro no dia 18 de março, no qual relembraram histórias, falaram sobre a experiência de ter feito parte da história do espetáculo. 

“O documentário sobre a trajetória da peça surgiu a partir da ideia de traçarmos e desenharmos essa linha do tempo, através de imagens, sons, registros e tudo que a linguagem do audiovisual possa nos proporcionar. O filme terá a participação de importantes personagens que fizeram parte dessa história, além de trazer registros dos bastidores e das apresentações. Iremos lançá-lo em nosso canal do Youtube muito em breve e assim estará disponível para que todos possam ter a oportunidade de conhecer de forma mais detalhada toda essa linda e consolidada história”, relatou Higor Arco, ator do espetáculo e produtor do Festival. 

O Festival 15 anos Auto da Camisinha foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa através de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Paulo Fiorilo, com a organização da ECCART – Espaço Cidadania, Cultura e Arte, Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Jales por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Cultura e Turismo e do SAE/CTA.

Publicidade

Notícias relacionadas

Fatec Jales celebra 18 anos com concerto, palestra e Moção de Aplausos da Câmara de Jales

Em comemoração aos 18 anos da Fatec Jales, Faculdade Estadual, celebrados no dia 10 de setembro, um grande evento, com uma programação muito especial, reuniu a comunidade acadêmica, empresários,

21 de Setembro, 2025