
Nos dias 19 e 20 de julho aconteceu a Oficina “Primeiro Ocupe, Depois se Vire (experimentos teatrais)”, ministrada por Dinho Lima Flor, da renomada Cia Tijolo. O encontro reuniu 25 participantes em um mergulho intenso no fazer teatral, com carga horária total de 10 horas – cinco horas no sábado e outras cinco no domingo.
Dinho Lima Flor é um dos nomes mais importantes do teatro paulista contemporâneo. Diretor e fundador da Cia Tijolo, que atua há 17 anos no cenário cultural do Estado de São Paulo, ele também já participou de produções cinematográficas e, mais recentemente, foi indicado ao Prêmio APCA Teatro 2025 na categoria Melhor Diretor.
A oficina propôs que não basta apenas atravessar uma rua ou entrar na sala onde se realizarão os trabalhos de ensaio e de atuação. É preciso conversar com esses lugares, passar de uma simples observação para avançar em descobertas e criação de camadas de significado. Fazer essa travessia é não esquecer que estamos sendo olhados e estamos olhando o tempo todo, agindo e transformando tanto o espaço externo, como o interno. A partir desses pressupostos acreditamos ser possível criar uma base de sustentação poética mais sólida para um grupo em formação.
Durante os dois dias, os participantes se entregaram a exercícios de improvisação, práticas de presença e construção de cenas, orientados por Dinho, que compartilhou não apenas sua vasta experiência, mas também sua visão crítica e sensível sobre o papel do artista na sociedade.
A realização da oficina reforça a importância da formação contínua e da troca entre artistas de diferentes trajetórias, contribuindo para a construção de um teatro mais vivo, engajado e potente.
O projeto Cultura em Movimento: 35 anos da Escola Livre de Teatro é uma realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia, e Indústria Criativas por meio do Edital de Fomento CultSP- PNAB Nº 38-2024 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jales.