Nos próximos dias 8 e 9 de junho, o Ponto de Cultura, Escola Livre de Teatro de Jales, vai realizar duas ações, um teatro e uma oficina, apresentados pelo Grupo Andaime, da cidade de Piracicaba.
No dia 8 de junho, sábado, será apresentado o espetáculo “Quem morreu?. Está previsto para iniciar às 20h no Teatro Municipal de Jales, Dr. Edílio Ridolfo e a entrada é gratuita. Uma novidade é que o teatro também será apresentado em Libras e em Audiodescrição.
No domingo, dia 9 de junho será a Oficina Narrativas Orais na Cena Contemporânea, com o mesmo grupo Andaime Teatro de Piracicaba.
A programação deste dia será das 8h às 12h, no Teatro Municipal e também é gratuita.
Para a apresentação do espetáculo Quem Morre?, os ingressos estarão disponíveis na secretaria da Escola Livre de Teatro a partir do dia 03 de junho.
“Quem morreu?” é a história de três velhos artistas circenses que se encontram no velório de um amigo que nem eles sabem quem é ao certo. Nesse encontro,
eles vão recontando suas histórias, reconstruindo elos perdidos, apesar das
rabugices, da falta de tempo para reparar erros do passado, da vida passando
na frente dos olhos e das lutas que ainda estão para serem vencidas. Na ânsia
de rememorar as boas memórias desse tempo passado, eles terão que conviver com suas diferenças, com seus modos únicos de ver o mundo. Com isso, fazem transparecer a grande amizade que une esses velhos rabugentos ao longo de tantos anos. Afinal, quem morreu? Ou, o que morreu?
Sobre o Grupo
O Grupo Andaime foi criado em 1986, dentro da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e lá permaneceu por quase 30 anos. Atualmente, o Território Andaime está instalado no Ponto de Cultura Garapa que existe há mais de 10 anos. Em 37 anos de história o Andaime teve dezesseis peças produzidas, num total de mais de 750 apresentações em mais de uma centena de cidades brasileiras de oito estados diferentes e o Distrito Federal, atingindo um público superior a 170 mil espectadores. Com um trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, o grupo recebeu 120 prêmios em vários Festivais, destacando-se o Prêmio Cooperativo Paulista de Teatro e 15 Prêmios de Melhor Espetáculo em Festivais Nacionais de Teatro dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Em 1999, o grupo se apresentou na Itália com o espetáculo “Lugar Onde Peixe
Pára”. A peça foi encenada no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”. Em 2006, o Grupo Andaime realizou uma turnê por quatro estados americanos, com o espetáculo “O Segredo do Café com Biscuit”. Foram quatro apresentações nos Estados Unidos da América, nas cidades de Pulaski – Tenessee, Poultney - Vermont, New York City, NY e Marietta – Ohio.
Em 1996, o "Andaime" deu início a um procedimento de pesquisa e criação,
A Programação Artística e Ações Formativas do Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jales.