22 de Julho, 2023 11h07mTrânsito

Detran autua 22 pessoas em blitz da Operação Direção Segura Integrada em Jales

Realizada na sexta-feira (14/07), no município de Jales, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada registrou 19 autuações por recusas ao teste do bafômetro, um caso de direção sob influência de álcool e duas autuações por embriaguez ao volante,

Realizada na sexta-feira (14/07), no município de Jales, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada registrou 19 autuações por recusas ao teste do bafômetro, um caso de direção sob influência de álcool e duas autuações por embriaguez ao volante, que ocorrem quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro.

A ação do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou, no total, 770 motoristas na avenida Francisco Jales e teve apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Já nos dois casos de embriaguez ao volante registrados na ODSI, além da autuação, há também configuração de crime de trânsito: quando condenado, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Publicidade

Blitze no estado

No último final de semana, oito blitze da Operação Direção Segura Integrada foram realizadas no estado, com ações também nos municípios de Mogi Guaçu, São José dos Campos, Novo Horizonte, Morro Agudo, Diadema, São Paulo e Piracicaba.

No total, 3.276 veículos foram abordados, dos quais 154 foram autuados por se recusarem a fazer o teste do bafômetro, cinco por direção sob influência de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e três por embriaguez ao volante.

Publicidade

Notícias relacionadas

Justiça de Santa Fé do Sul condena 25 investigados da Operação Torre Eiffel deflagrada pela PF de Jales em 2023

A Justiça Estadual por meio de decisão do juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Fé do Sul condenou 25 investigados pela Operação Torre Eiffel, deflagrada pela Polícia Federal de Jales

23 de Agosto, 2025

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Santa Casa de Jales participa de Audiência Pública promovida pela Comissão de Saúde da Alesp em Rio Preto

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, participou da Audiência Pública promovida pela Deputada Bruna Furlan, Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, reuniu os 102 municípios q

04 de Outubro, 2025