OUTUBRO MÊS MISSIONÁRIO

A Campanha Missionária deste ano põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra.

Artigo em 28 de outubro, 2023 12h10m

A Campanha Missionária deste ano põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35).

 As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro, na Igreja de todo o Brasil. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”, o tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.

Todas as comunidades da Diocese tiveram acesso ao material para momentos de oração, reflexão, e sugestões de enriquecimento para as celebrações durante o mês de outubro. Estes subsídios nos ajudam a refletir que a missão é constate e se faz necessária conhecendo as fragilidades do nosso povo e nos capacitando para atuações nas ações sociais e comunitárias.

A novena missionária nos convida a rezar e refletir sobre a necessidade de sermos uma Igreja em saída, próxima das pessoas e que chegue até os confins do mundo. Reunir-se nas famílias, escolas, faculdades, locais de trabalho, grupos de reflexão e oração é sempre um momento significativo e muito especial.

Publicidade

Mais uma vez, somos convidados a nos voltarmos também para o caminho, mais uma vez iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito. Ao caminharmos com os corações ardentes, olhos abertos, pés em movimento para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, a abrir outros olhos para Jesus Eucaristia e convidar todos a caminhar juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade.

Santa Maria do Caminho, Mãe dos discípulos missionários de Cristo e Rainha das missões, rogai por nós! Santa Terezinha e São Francisco Xavier, Padroeiros da Missão, rogai por nós.

Pe. José Aparecido Ferro Martinez, Conselho Missionário Diocesano (COMIDI)

Jales, 26 de outubro de 2023.

Publicidade
Artigo

Precisamos refletir sobre o cuidado com a casa comum

No dia 4 de outubro a Igreja Católica celebrou a festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. Nos últimos anos, a questão ambiental ganhou destaque nas agendas políticas e sociais em t

12 de outubro, 2024

Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas