16 de Dezembro, 2023 10h12mArtigo

O AMOR DE CRISTO NOS UNIU

Por Vitor Rafael da Silva Aguiar Seminarista do ano síntese da Diocese de Jales Desde o início da Igreja, Jesus instituí um mandato que se faz atual a todo instante: “ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Cf. Mc 16, 15).

Por Vitor Rafael da Silva Aguiar

Seminarista do ano síntese da Diocese de Jales

Desde o início da Igreja, Jesus instituí um mandato que se faz atual a todo instante: “ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Cf. Mc 16, 15). Uma missão concretizada por todos os batizados, filhos de Deus, impulsionados pelo amor do Senhor que derrama sobre cada um de nós sua graça e sua bênção. E para que este mandato seja autenticado, a presença do Espírito Santo é estendida sobre cada homem e mulher onde, por meio dos Sagrados Ministérios da Igreja, são convidados a exercerem o múnus de cristãos com seus dons e carismas conforme já afirmava São Paulo a Comunidade de Corinto (1 Cor 12, 4): “há diversidade de dons, mas o mesmo é o Espírito. Há diversidade de Ministérios, mas o mesmo é o Senhor”.

O que são estes Ministérios? Ora: para presidir o povo de Deus temos o ministério ordenado: Bispos, Presbíteros e Diáconos. Entretanto, os fiéis leigos, em virtude do Santo Batismo e da Confirmação do Santo Crisma, têm por missão de trabalhar também para que o Evangelho seja conhecido por toda terra. O exercício do Ministério eclesial é, pois, convite e envio missionário de todos nós!

Percebemos com isso que dentro da comunidade há lugar para que todos possam ser missionários desempenhando ministérios que colaboram na evangelização dos povos e das nações:  música, arte, catequese, distribuição da Eucaristia, serviço do Altar... entre outros ofícios. Cabe-nos ousadia em poder assumir tais Ministérios.

Publicidade

No dia 05 de dezembro de 2023 no Santuário Diocesano da Santíssima Trindade – Diocese de Jales, SP, os Seminaristas Tiago Vinicius e Vitor Rafael da etapa da síntese que concluíram seus estudos filosóficos e teológicos, receberam pelas orações de Dom Reginaldo Andrietta, bispo desta mesma Igreja particular, os Ministérios de Leitor e Acólito, bem como a Admissão as Sagradas Ordens que os conferem ainda mais aptos ao futuro Ministério Ordenado que almejam em suas vidas de vocacionados. Estes dois Ministérios oficiais da Igreja confirmamao leitor, a graça de proclamar o evangelho de forma assídua: “Quando anunciardes aos outros a Palavra de Deus, recebei-a vós também em docilidade ao Espírito Santo, meditai-a atentamente, para adquirirdes cada vez mais o suave e vivo amor da Sagrada Escritura, e com a vossa vida, revelai o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo”(Cf. Pontifical Romano)ao acólito o serviço ao altar idealizado com amor: “Ao realizar o vosso ministério, muito vos ajudará lembrar-vos que, participando de um só pão com os vossos irmãos, formais com eles um só corpo. Por isso, amai sinceramente o Corpo Místico de Cristo, ou seja, o Povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes, e vivei segundo o mandamento que o Senhor deu aos seus Apóstolos na última Ceia: ‘Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei’”(Cf. Pontifical Romano).

A estes dois Instituídos nestes Ministérios e a todos os chamados por Deus a uma vida intima de doação, que nunca lhes faltem a perseverança, coragem, fé e amor, pois da parte do Senhor a herança da salvação é uma das garantias. Afinal: é o amor de Cristo que nos une e nos preenche a viver de forma intensa nossa vocação e missão.

Publicidade

Notícias relacionadas

O golpe das falsas corretoras e o uso de Inteligência Artificial para enganar investidores

Nos últimos anos, o Brasil tem sido palco de uma série de golpes financeiros de proporções bilionárias, muitos dos quais envolvendo esquemas sofisticados de falsas corretoras que simulam operaç

05 de Julho, 2025

O silêncio invisível: as causas do diagnóstico tardio de Autismo e TDAH em meninas e mulheres no Brasil

O Censo TEA 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, apontou que cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com prevalência maior entre os

14 de Junho, 2025

41ª edição da Romaria Diocesana de Jales irá tratar sobre o cuidado com a Casa Comum

Na tarde do dia 16 de julho de 2025, aconteceu na Cúria Diocesana de Jales, a coletiva de imprensa do Lançamento Público da 41ª Romaria Diocesana de Jales que, nesta edição tem como lema “Unid

26 de Julho, 2025