30 de Agosto, 2025 12h08mArtigo

Jubileu Diocesano dos Catequistas: Catequistas de Esperança

O Ano Jubilar de 2025, com o tema "Peregrinos de Esperança", convida-nos a uma profunda reflexão sobre a nossa jornada de fé.

O Ano Jubilar de 2025, com o tema "Peregrinos de Esperança", convida-nos a uma profunda reflexão sobre a nossa jornada de fé. A carta de São Paulo aos Romanos, com a poderosa afirmação "a esperança não decepciona" (Rm 5,5), serve como farol para essa peregrinação.

Para os catequistas, o Jubileu adquire um significado especial. A celebração do Jubileu dos Catequistas da Diocese de Jales, no Dia do Catequista, 31 de agosto, é um momento de renovação e de aprofundamento da vocação. Os catequistas são, por excelência, peregrinos de esperança, encarregados de semear essa virtude nos corações de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Eles caminham ao lado dos que buscam a fé, apontando para o Cristo, a fonte de toda esperança.

A esperança, para São Paulo, não é um otimismo vazio. Ela nasce da tribulação, da perseverança e da experiência do amor de Deus. É essa esperança, que na missão de evangelizar, os catequistas são chamados a testemunhar. Ao narrar as histórias bíblicas, ao explicar os sacramentos e ao partilhar a sua própria fé, os catequistas não apenas transmitem um conhecimento, mas acendem uma chama de esperança que resiste às dificuldades da vida, conduzindo os catecúmenos, catequizandos e crismandos ao seguimento de Jesus, tornando-se discípulos do Mestre Jesus.

Para realizar a sua missão de formar novos discípulos e discípulas de Jesus, os catequistas devem ser mistagogos, ou seja, aqueles que conduzem ao Mistério de Salvação, que tem como centralidade o próprio Cristo. Os catequistas mistagogos são aqueles que falam ao coração e guiam no caminho de fé, não apenas transmitindo doutrinas e normas, mas conduzindo os catecúmenos, catequizandos e crismandos a uma experiência profunda e transformadora. 

Os catequistas devem ser mistagogos da oração, que, em primeiro lugar mergulham na experiência do mistério de Cristo, para se tornarem discípulos da oração, que aprendem na escola de Cristo a criar intimidade com Deus para, então, tornarem-se mestres na oração e de oração, conduzindo crianças, adolescentes, jovens e adultos à experiência profunda de fé em Cristo. 

Em um mundo de incertezas, os catequistas devem ser mistagogos de esperança, que aprendem a esperar em Deus e colocar toda a sua confiança, deixando seus corações serem preenchidos de plenitude e felicidade, porque sabe que Ele não decepciona. Eles fortalecem a fé na providência divina e na promessa da vida eterna, ajudando os catecúmenos, catequizandos e crismandos a enfrentarem os desafios com coragem e confiança.

Publicidade

Através do seu próprio testemunho de vida, eles mostram que a esperança não é um otimismo ingênuo, mas uma certeza enraizada na vitória de Cristo sobre a morte. Eles inspiram os catecúmenos, catequizandos e crismandos a viver com a certeza de que a última palavra não é a do sofrimento, mas a do amor e da vida plena em Deus.

O Jubileu de 2025 é, portanto, um convite para que todos os catequistas renovem seus compromissos de serem um sinal vivo de esperança. É um tempo de olhar para o passado com gratidão, para o presente com paixão e para o futuro com a certeza de que a promessa de Deus se cumprirá. Ser peregrino de esperança é confiar que, apesar das incertezas do mundo, o amor de Deus jamais nos abandona. E é essa certeza que os catequistas são chamados a partilhar com todos os que encontram em seus caminhos.

Padre Claudemir Ortunho

Assessor Diocesano da Catequese – Diocese de Jales

Publicidade

Notícias relacionadas

Curso de Direito do UNIJALES participa de missa em celebração ao Jubileu dos Juristas

Na terça-feira, 9 de setembro, alunos do curso de Direito do Centro Universitário de Jales participaram da missa em celebração ao Jubileu dos Juristas, realizada na Catedral Nossa Senhora da Assun

20 de Setembro, 2025

Dia dos Pais: gasto médio total será de R$ 317,44 nos pequenos negócios neste ano

Os consumidores dos pequenos negócios planejam gastar, em média, R$ 317,44 na compra total de presentes para o Dia dos Pais em 2025, o que equivale a dois presentes por consumidor.

09 de Agosto, 2025

A esperança não decepciona

Há 54 anos, a Igreja Católica, no Brasil, vem celebrando em setembro, o Mês da Bíblia. Essa é uma oportunidade para que os cristãos se familiarizem mais com as Sagradas Escrituras, estudando, re

13 de Setembro, 2025