07 de Março, 2026 12h03mArtigo

Converter o coração para construir moradas de fraternidade

Diemerson Freitas da Cruz Seminarista da Diocese de Jales – Ano de Síntese Pastoral A Quaresma sempre chega como um convite silencioso, mas profundamente exigente: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

Diemerson Freitas da Cruz

Seminarista da Diocese de Jales – Ano de Síntese Pastoral

A Quaresma sempre chega como um convite silencioso, mas profundamente exigente: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Não se trata apenas de cumprir práticas religiosas, mas de permitir que Deus toque as áreas mais concretas da nossa vida. É um tempo de voltar para casa, para a casa do Pai e, ao mesmo tempo, de abrir os olhos para a realidade dos irmãos e irmãs que não têm casa alguma.

Todos os anos, a Igreja Católica no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, propõe a Campanha da Fraternidade que se inicia no tempo quaresmal, e, neste ano, pela segunda vez, propôs o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A escolha do tema não é casual. Se Deus armou Sua tenda no meio de nós, se o Verbo se fez carne e habitou entre nós, então a moradia deixa de ser apenas uma questão social e passa a ser também uma questão profundamente espiritual. Onde alguém não tem teto, ali também há uma ferida na fraternidade.

A espiritualidade quaresmal, tradicionalmente sustentada pela oração, pelo jejum e pela caridade, ganha um rosto muito concreto neste contexto. A oração nos faz entrar na intimidade com Deus, mas também nos ensina a enxergar com os olhos d’Ele. O jejum não é só privação de alimento, mas libertação do egoísmo que nos impede de perceber a dor alheia. A caridade, por sua vez, não é simples gesto assistencial, mas partilha que nasce do reconhecimento de que tudo é dom.

Milhões de famílias vivem hoje em condições precárias, sem moradia digna, em situações que ferem a dignidade humana. A Campanha da Fraternidade nos recorda que conversão não é apenas mudança interior, mas transformação de mentalidade e compromisso com a justiça. Não podemos celebrar a Páscoa do Ressuscitado ignorando o clamor dos que vivem à margem.

Publicidade

Nas recentes reflexões quaresmais, o Papa Leão XIV tem insistido que a quaresma é tempo de “escutar e jejuar”. Escutar a Palavra de Deus, mas também escutar os pobres. Escutar o Evangelho, mas também escutar o grito silencioso de quem sofre. O Papa recorda que o verdadeiro jejum é aquele que purifica o coração, desarma a violência das palavras, combate a indiferença e nos torna mais sensíveis à presença de Cristo nos irmãos.

Essa escuta transforma. Quando nos deixamos tocar pela realidade, percebemos que a conversão quaresmal não pode ficar restrita ao âmbito individual. Ela precisa alcançar nossas escolhas, nossos posicionamentos e nossas atitudes sociais. O cristão é chamado a viver uma fé encarnada, que constrói pontes e não muros, promove dignidade e defende o direito fundamental à moradia.

Viver a espiritualidade de conversão quaresmal à luz da Campanha da Fraternidade 2026 significa permitir que o coração seja remodelado por Deus e que as mãos se tornem instrumentos de fraternidade. Significa rezar mais, sim, mas também agir mais. Significa jejuar, mas também partilhar. Significa buscar a própria santidade, mas sem se esquecer de que a santidade passa pela justiça e pelo amor concreto.

A quaresma, portanto, não é apenas um caminho para a Páscoa futura, mas um processo de reconstrução da nossa “casa interior” e da casa comum onde todos possam viver com dignidade. Quando abrimos espaço para Deus morar em nós, aprendemos também a lutar para que nenhum irmão fique sem moradia. É assim que a conversão se torna verdadeira: quando transforma o coração e, ao mesmo tempo, transforma o mundo.

Estrela d’Oeste, 24 de fevereiro de 2026

Publicidade

Notícias relacionadas

Santa Albertina reforça preparação para o período de estiagem 2026

Nos dias 1º e 2 de junho, representantes da Defesa Civil de Santa Albertina participaram da Oficina Preparatória da Operação SP Sem Fogo, realizada em São José do Rio Preto, na área do 13º Gru

07 de Junho, 2026

Sebrae realiza Dia de Campo em Urânia com foco em turismo rural e vendas para o governo

O Sebrae-SP promove no próximo dia 19 de maio, em Urânia, o Dia de Campo voltado a produtores rurais interessados em ampliar oportunidades de negócios, diversificar a renda e fortalecer a atuação

18 de Maio, 2026

Santa Casa de Jales recebe milhares de tampinhas da cidade de Castilho para o projeto Santa Tampinha e Lacre do Bem

A Santa Casa de Misericórdia de Jales, recebeu milhares de tampinhas e lacres da cidade de Castilho/SP para o Projeto “Santa Tampinha” e “Lacre do bem”.  A entrega foi realizada na quinta-f

14 de Março, 2026