Depois de muitos anos de estiagem nos meses do inverno, em 2022, o clima surpreendeu e choveu no mês de agosto em Jales. No início da semana, última segunda e terça-feira (dias 08 e 09), choveu praticamente o dia todo, com volumes pequenos, que variaram em cada região da cidade. Em alguns pontos da área rural, por exemplo, os pluviômetros chegaram a registrar o acumulado de 20 milímetros nos dois dias.
E não foi apenas a chuva que surpreendeu. Os termômetros também marcaram temperaturas muito abaixo das registradas neste período em outros anos. Na última quinta-feira, 11 de agosto, muitas cidades da região noroeste paulista experimentaram mais uma vez o frio fora do comum para época.
Em Santa Salete, por exemplo, a mínima foi de 3,9°C. Já Dirce Reis registrou 4,6°C. Jales teve a terceira temperatura mais baixa da região noroeste paulista, com 4,7°C. Os dados são do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
Outras cidades tiveram registros de baixas temperaturas, mas acima dos 5°C, como Indiaporã (5,7°C), Votuporanga (6°C), Estrela D’Oeste (6,3°C), Fernandópolis (6,6°C) e Aparecida D’Oeste (6,9°C).